Aos 31 anos, o mineiro Fábio Júnior adquiriu, ao longo de sua carreira, como ele mesmo afirmou, o dom de não se deixar abalar por qualquer coisa. Mesmo que o problema em questão seja o pior inimigo que um atacante possa enfrentar: o jejum de gols.
Artilheiro do Campeonato Candango pelo hexacampeão Brasiliense, com oito gols, Fábio Júnior vive a maior ;secura; de sua carreira, iniciada no Democrata-GV, em 1993, e que ganhou força depois da passagem pelo jogador pelo Cruzeiro em 1997.
Em 4 de abril, na vitória por 5 x 0 do Brasiliense sobre o Dom Pedro, no Serejão, o atacante estufou as redes pela última vez. Desde então, já se vão sete partidas (das quais foi substituído em três) em que ele passou em branco. Somando tudo, são 557 minutos (quase 10 horas) sem balançar as redes.
Os números, entretanto, não são suficientes para abalar a autoestima do jogador, que no último sábado viu sua equipe ser derrotada pelo Vasco, em São Januário, por 1 x 0, na estreia dos dois times na Série B. ;Com certeza, se eu não for o artilheiro, vou chegar junto com os outros lá na frente porque tenho consciência do meu potencial, do que eu posso fazer e do que posso render;, garante.
Ao mesmo tempo em que esbanja confiança, ele confessa que nunca viveu um período tão incômodo como esse. ;Sete partidas sem fazer gols eu nunca tinha passado;, recordou. ;Uma vez fiquei cinco jogos em branco, no Cruzeiro. Continuei treinando, com a cabeça no lugar, e depois passei 10 jogos direto marcando gols;, ressaltou.
Comparação
Independentemente da fé que tem de que as coisas vão melhorar em breve, Fábio Júnior sabe que não está em um momento confortável. ;É lógico que é ruim. Sou um atacante e gosto de estar sempre fazendo gols. Mas são momentos. Estou tranquilo em relação a isso. Tenho de treinar, principalmente essa parte de finalização, para que nos próximos jogos eu consiga marcar;, explicou. ;Isso acontece com qualquer atacante. Se você for ver no Brasil tem outros atacantes que já estiveram há algum tempo sem marcar e depois voltam, como é o caso do Keirrison;, disse, referindo-se ao jogador do Palmeiras, que no fim de semana marcou o gol da virada sobre o Coritiba, após cinco partidas sem balançar as redes.
Após a derrota para o Vasco, o Brasiliense se prepara esta semana para seu segundo desafio na segundona. No sábado, o time faz seu primeiro jogo em casa, contra o Campinense-PB. Para Fábio Júnior, que confia em uma grande campanha do Jacaré na Série B, não existe outra opção a não ser a vitória. ;Jogando em casa, em um campeonato disputado como este, não podemos perder pontos. Temos de trabalhar com o pensamento voltado apenas para a vitória. Esperamos fazer um grande jogo e conseguir os três pontos. Se Deus quiser, com um gol de Fábio Júnior;, brincou o atacante.
O jogador declarou que não se sentiu isolado ou incomodado com o esquema 3-6-1 usado pelo técnico Roberval Davino em São Januário. ;É uma opção dele, a gente tem de respeitar. Vamos ver no decorrer do campeonato qual vai ser a definição dele. Independentemente disso, temos de entrar em campo e fazer o nosso trabalho.;
2ª RODADA
Hoje
21h Portuguesa x Fortaleza
Atlético-GO x Bragantino
Sexta-feira
21h Paraná x Ponte Preta
Duque de Caxias x Juventude
Sábado
16h10 Ceará x Vasco
ABC x Figueirense
São Caetano x Bahia
Guarani x América -RN
Ipatinga x Vila Nova
21h Brasiliense x Campinense