A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou nesta segunda-feira que São Paulo e Nacional, do Uruguai, estão classificados para as quartas-de-final da Copa Libertadores por conta do abandono de Chivas Guadalajara e San Luis. Os dois clubes decidiram deixar a competição depois que os adversários se recusaram a jogar no México por conta da gripe suína.
"O comitê executivo resolveu classificar de modo direito às quartas-de-final São Paulo e Nacional logo depois de receber o comunicado da Federação Mexicana na qual confirma o abandono das equipes Chivas e San Luis", afirmou Néstor Benítez, porta-voz da Conmebol.
A Federação Mexicana de Futebol fez o anúncio na sexta-feira em protesto contra a decisão da Conmebol de definir os duelos Nacional x San Luís e São Paulo x Chivas, pelas oitavas-de-final em apenas uma partida, que seria realizada no dia 20 de maio, em Montevidéu e São Paulo, respectivamente, depois que os clubes se recusaram a jogar no México.
Com a decisão, o São Paulo enfrentará o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Universidad de Chile nas quartas-de-final. Já o Nacional, aguarda a definição do duelo entre Sport e Palmeiras para conhecer seu adversário na próxima fase da Libertadores.