A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira a suspensão provisória do francês Richard Gasquet, que foi flagrado com cocaína durante o exame antidoping realizado no Masters 1000 de Miami, em março. A punição vale até o fim das investigações, que devem durar dois meses.
"Vamos precisar de tempo porque as pessoas virão de todo o mundo para o tribunal antidoping", afirmou o porta-voz da entidade, Neil Robinson. A punição a Gasquet pode ser de até dois anos de suspensão, conforne prevê o novo Código Mundial Antidoping.
Gasquet abandonou o torneio em Miami antes de estrear, pela segunda rodada, diante do espanhol Albert Montanes. Ele alegou uma lesão no ombro direito, e só voltou a jogar neste mês, em Barcelona. O tenista, de 22 anos e 21º colocado no ranking da ATP desta semana, jura inocência, embora a contraprova também tenha dado resultado positivo.
O último tenista de alto nível a ser pego com cocaína havia sido a suíça Martina Hingis, que foi flagrada durante o torneio de Wimbledon, em 2007, e encerrou definitivamente a carreira depois do caso.