O Sporting fez sua parte e venceu o Vitória de Setúbal nesse sábado (10/05), ficando ainda com chances de ser campeão faltando apenas duas rodadas para o final do Campeonato Português. Entretanto, o Porto mostrou porque venceu as últimas três edições do torneio e conquistou mais uma vez o troféu ao vencer o Nacional por 1 x 0 no estádio do Dragão neste domingo.
O gol de Bruno Alves no começo do segundo tempo deu ao time dos brasileiros Helton, Fernando e Hulk o tetracampeonato, pois o Porto vai agora a 66 pontos. Faltando duas rodadas para terminar o Campeonato Português, o Dragão fica a seis tentos de distância do arquirrival Sporting.
Como leva vantagem no confronto direto, pois venceu no primeiro turno e empatou o duelo do segundo, o Porto deixa o rival ser vice-campeão pela quarta vez consecutiva. Os comandados de Jesualdo Ferreira, que está há três temporadas no clube e agora se torna tricampeão, vêm conquistando o torneio desde a temporada 2005/06.
Além de ser a quarta vez consecutiva, o Porto levanta o caneco nacional pela 24ª vez. Depois de festejar, o elenco volta a se concentrar para disputar as duas rodadas restantes.
No próximo domingo, o Dragão joga longe da sua torcida, contra o Trofense. No dia 24 de maio, na última rodada, o time poderá comemorar junto aos seus adeptos quando jogará em casa contra o Braga.
Leixões perde em casa - Mais cedo neste domingo, o Leixões recebeu o Académica e decepcionou seus torcedores ao perder por 1 a 0. O gol que garantiu o triunfo dos visitantes saiu dos pés de Lito ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Leixões, que está na briga para entrar na zona que dá acesso a uma vaga na próxima Copa da Uefa, estagna no sexto lugar com 39 pontos. O Académica, por sua vez, rouba a oitava colocação do Vitória Guimarães, subindo para 36 tentos.
Na próxima rodada do nacional, o Leixões atua desta vez fora de casa contra o Vitória de Setúbal, enquanto o Académica recebe o Naval em seu estádio.