Por pouco o Barcelona não conquista o título espanhol de 2009 de forma antecipada. Com um gol aos 46 do segundo tempo, o Villarreal impediu que os blaugranas conquistassem o 19º campeonato de sua história.
Como o Real Madrid perdeu por 3 x 0 para o Valencia neste sábado (10/05), os blaugranas ficaram a uma vitória do título, uma vez que, com apenas nove pontos a serem disputados, chegariam a 88 pontos, dez à frente do arquirrival.
Dando espetáculo aos torcedores presentes no Camp Nou, mesmo sem Henry, que se recupera de lesão no joelho, o Barcelona dominou o Villarreal e acuou os amarillos em seu campo defensivo e dominou durante boa parte dos 90 minutos. No entanto, após a expulsão de Abidal, os culés sofreram pressão, e deixaram o título antecipado escapar. Com o empate, o 'Submarino Amarelo' subiu para 56 pontos e para a 5ª posição, classificado para a Copa da Uefa. Já o Barça foi a 89 pontos, oito à frente do Real Madrid.
A expectativa de todos os torcedores barcelonistas de que o clube azul-grená se vencesse o jogo e se sagrasse campeão espanhol começou a ser correspondida logo no início de jogo. Aos seis, Eto'o desperdiçou uma boa chance após cruzamento de Daniel Alves. Mas a alegria começou mesmo aos 12, quando Keita recebeu no bico esquerdo da área e bateu forte, vencendo o goleiro Diego López e inaugurando o placar do Camp Nou.
Querendo estragar a festa do Barcelona, aos 21, Rossi recebeu de Ibagaza na esquerda e cruzou rasteiro para Llorente empurrar para o fundo das redes, deixando tudo igual e postergando o título blaugrana.
Cinco minutos depois, o 'Submarino Amarelo', que pouco havia produzido no jogo, quase conseguiu azedar de vez a comemoração do Barça, mas Victor Valdés salvou o time de Guardiola de tomar uma virada, ao defender uma ótima cabeçada de Rossi.
Ainda assim, o Barcelona continuou buscando o segundo gol e o título, e ampliou o placar aos 36 minutos. Xavi cobrou rapidamente uma falta, Iniesta avançou pela direita, se esforçou para dominar a bola e cruzou para o camaronês, que apenas concluiu para o gol vazio, voltando a deixar os culés em vantagem.
Antes de Teixeira Vitienes apitar o fim da primeira etapa, Daniel Alves cobrou falta com perfeição no canto esquerdo de López, sem chances para o goleiro, e marcou o terceiro, ampliando o placar.
A segunda etapa seguiu com domínio azul-grená, empurrado pela sua torcida, que já fazia ecoar o grito de 'campeão' no Camp Nou. Aos seis minutos do segundo tempo, Xavi balançou as redes amarillas pela quarta vez, mas o árbitro anulou o tento alegando impedimento duvidoso de Eto'o. O camisa seis fez mais um gol impedido, aos 19 minutos.
O Barcelona continuou pressionando, e o Villarreal quase não passava do círculo central, tamanho era o domínio exercido pelo Barça. Em um dos pouquíssimos contragolpes do 'Submarino Amarelo', aos 32 minutos, Abidal derrubou Nihat na área, fez pênalti e foi expulso pelo segundo jogo consecutivo. Matias Fernández bateu bem e diminuiu a vantagem.
O que era festa blaugrana passou a ficar dramático, já que, com um a menos, o Barcelona começava a sofrer pressão do Villarreal. Para tentar conter os avanços do adversário, Guardiola trocou Eto'o e Xavi por Busquets e Sylvinho, recompondo seu setor defensivo.
Mesmo assim, aos 46 minutos, Llorente calou o Camp Nou ao fintar Puyol e bater para o fundo das redes de Valdés, deixando tudo igual e tirando o título do Barça.