Em seu primeiro jogo após a perda do título carioca para o Flamengo, o Botafogo estreia no Brasileiro com planos ambiciosos. Além da recuperação da autoestima, o projeto do técnico Ney Franco é dar hoje, às 18h30, contra o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, o pontapé inicial na luta para fechar o primeiro turno na liderança.
Ainda desfalcado de Reinaldo e Maicosuel, o alvinegro muda a forma de jogar. O esquema 3-6-1, usado na decisão do carioca, será substituído pelo 3-5-2, com Lucas Silva fazendo companhia a Victor Simões no ataque. ;Estamos buscando formas de deixar o time mais seguro na defesa e ao mesmo tempo mais ofensivo;, disse Ney Franco. ;Estamos entrando no Brasileiro conscientes de que temos time para brigar pelo título. No ano passado, estávamos em 16º e demos uma bela arrancada e acabamos em sétimo lugar;, completou o treinador.
Ney Franco admitiu que conhece pouco o Santo André, que foi reformulado em relação à equipe que disputou o Campeonato Paulista. Ele acredita que contratações como as de Gustavo Nery, Nunes, Moradei, Rodrigo Fabri, Bruno César, Rodriguinho e Dininho vão dar mais força ao time, dirigido por Sérgio Guedes. Dos contratados, apenas Gustavo Nery e Nunes estreiam. ;Não sei se eles vão jogar no 4-4-2 ou em outro sistema. Vamos para esse jogo no escuro porque o time foi reformulado e vem diferente. Mas uma equipe que tem Marcelinho Carioca e outros experientes como o volante Fernando assusta e merece atenção especial;, afirmou.
Santo André
O Santo André volta a disputar uma partida na elite do futebol, após 25 anos. A expectativa é começar bem, aproveitando a mescla entre a experiência e a juventude de seus jogadores. O time do técnico Sérgio Guedes confia no preparo físico para fazer um bom jogo. ;Sabemos que não será fácil, mas nos preparamos bem para fazer uma boa campanha;, disse Cicinho.
Em campo, os paulistas estrearão o lateral-esquerdo Gustavo Nery, que estava no Internacional, e o atacante Nunes, que começou no próprio clube e no ano passado marcou 15 gols na Série B pelo Bragantino.
Pablo Escobar, da Seleção boliviana, será deslocado para o ataque, enquanto Élvis ganha uma vaga no meio-de-campo, que terá ainda Marcelinho Carioca, perseguido por lesões musculares durante o Paulistão. O time segue armado no esquema 4-4-2, com dois volantes de marcação: Fernando, de 42 anos, e Ricardo Conceição, ex-Ponte Preta.