Humilhado pelo Barcelona na última rodada do Campeonato Espanhol com uma acachapante goleada sofrida em pleno estádio Santiago Bernabéu (6 a 2), o Real Madrid entrará em campo neste sábado, diante do Valencia, no estádio Mestalla, pela 35; rodada da competição, para tentar postergar, por pelo menos mais uma semana, a festa do título do principal rival.
Sete pontos distante dos catalães na tabela (78 a 85), o Real Madrid dará adeus definitivamente às remotas chances de disputar o título caso fique no empate com o Valencia e o Barcelona vença seu compromisso do final de semana, em casa, domingo, diante do Villarreal.
Desta forma, a diferença entre as equipes subiria para nove pontos, restando três rodadas para o término da competição. Mesmo vencendo os três últimos jogos e contando com tropeços do Barcelona, o Real não conseguiria superar o time da Catalunha no critério de desempate (saldo de gols no confronto direto) que, neste cenário, definiria o campeão.
Para impedir a festa antecipada do Barcelona, o técnico Juande Ramos, que não deve permanecer no clube ao final da temporada, terá problemas. Além de não poder contar com o zagueiro Pepe, suspenso por dez partidas, Ramos poderá ficar sem Sneijder e Guti, que treinaram na sexta-feira, mas não estão completamente recuperados das lesões que sofreram, além de Lassana Diarra, gripado.
Apesar do ambiente desfavorável na luta pelo primeiro lugar, o discurso pelos lados do Bernabéu ainda é positivo: "Precisamos seguir trabalhando, pois essa é a primeira das próximas quatro decisões que teremos", pregou o argentino Higuaín. "Temos que levantar a cabeça, seguir trabalhando e manter a fé. Defenderemos o escudo do Real até o fim", completou o técnico Juande Ramos.
Lutando diretamente com Sevilla e Atlético de Madri pela terceira colocação na tabela, suficiente para garantir uma vaga na próxima Copa dos Campeões, o Valencia promete respeito contra o combalido Real, mas sabe que uma vitória será fundamental para alcançar a meta traçada.
"Enfrentaremos uma das equipes mais fortes do mundo e que ainda luta pelo título. Será uma partida muito difícil e não podemos baixar a guarda em nenhum momento, pois eles (Real) não jogarão a toalha", pregou o atacante David Villa, principal destaque da equipe na temporada.
Em outro duelo do dia, depois de bater o Villarreal por 2 a 0 e se manter na terceira posição, o Sevilla conta novamente com os gols de Luis Fabiano para superar o Mallorca, nono na tabela, e ficar mais próximo do sonho de disputar a próxima edição da Champions League.
Completando o sábado, o Atlhetic Bilbao terá pela frente o Real Betis, em um duelo que reúne duas equipes sem maiores aspirações na competição. O técnico Joaquin Caparrós poupará seus principais jogadores, pois quer o Athletic com força total para final da Copa do Rei.
Título à vista? A possibilidade de conquistar o título de forma antecipada na rodada deste final de semana não deverá mudar o planejamento do técnico do Barcelona, Josep Guardiola, para o confronto contra o Villarreal.
Ciente de que a taça está muito próxima do Camp Nou, o treinador deverá poupar alguns de seus principais atletas, visando a decisão da Copa do Rei, quarta-feira, em Valencia, diante do Athletic Bilbao.
Os meio-campistas Xavi Hernandéz e Andrés Iniesta, herói da classificação diante do Chelsea na Copa dos Campeões, e os atacantes Messi e Eto;o, estão entre os atletas que não deverão participar do confronto deste final de semana.
A possibilidade de escalar os laterais Daniel Alves e Abidal, que não enfrentarão o Manchester United na decisão da Copa dos Campeões, em Roma, por estarem suspensos, ainda é incerta. Quem ficará de fora será o atacante Thierry Henry. O jogador francês está com fortes dores no joelho esquerdo e será poupado nos próximos 15 dias para ter condições de encarar os ingleses, em Roma.
O complemento da rodada terá mais seis partidas: Málaga x Racing Santander, Almeria x Sporting Gijon, Atlético de Madri x Espanyol, Valladolid x Numancia, Recreativo Huelva x Deportivo La Coruña e Getafe x Osasuna.
Confira todos os jogos da 35; rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado:
Sevilla x Mallorca
Atlhetic Bilbao x Real Betis
Valencia x Real Madrid
Domingo:
Málaga Racing Santander
Almeria x Sporting Gijon
Atlético de Madri x Espanyol
Valladolid x Numancia
Recreativo Huelva x Deportivo La Coruña
Getafe x Osasuna
Barcelona x Villarreal