No último sábado, o filipino Manny Pacquiao alcançou as glórias ao superar o britânico Ricky Hatton e conquistar o título da Organização Internacional de Boxe (IOB). Entretanto, ao voltar para seu país de origem nesta sexta-feira, o pugilista sofreu uma recepção bem fria, para a infelicidade dos inúmeros fãs que esperavam o astro.
Ao chegar no aeroporto da capital Manila, o atleta foi submetido à inúmeras medidas de segurança, já que o governo do país teme que Pacquiao possa ter contraído o vírus da gripe suína (AH1N1) no Estados Unidos, quando lutou contra Hatton. Dessa forma, a polícia o escoltou diretamente para um hotel da cidade, com o objetivo de evitar o contato do campeão com os torcedores e espalhar a doença pela nação.
A princípio, o governo do país prometeu realizar desfiles e atos oficiais em comemoração à conquistando, considerando um 'dia nacional de celebração'. Mario Villaverde, secretário de saúde das Filipinas, comentou sobre a decisão. "Será muito díficil para monitorar todas as pessoas que tiveram contato com ele", afirmou. Até agora, não há nenhum caso confirmado da gripe suína.