Jogar fora de casa em uma competição disputada como o Campeonato Brasileiro é sempre muito complicado. Por isso mesmo, a maioria dos especialistas considera o empate na condição de visitante um excelente resultado. Esse, porém, não é o pensamento dos jogadores do Botafogo em relação a estreia no Brasileirão de 2009, prevista para este domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Santo André, no no ABC Paulista. Mesmo respeitando muito o Ramalhão, os botafoguenses planejam a conquista dos três pontos.
"Sabemos que o empate fora de casa normalmente é um grande resultado no Campeonato Brasileiro, pelo equilíbrio entre as equipes. Mas pelo sistema de disputa da competição, quando você consegue vencer na condição de visitante, esses pontos são o que você acaba tendo como diferencial favorável. Portanto, com todo respeito que possamos ter em relação ao time do Santo André, o nosso pensamento é ganhar, mesmo como visitantes", afirmou o goleiro Renan.
Discurso parecido tem o atacante Víctor Simões, esperança de gols do Glorioso no jogo deste domingo. O jogador lembrou que criar 'gordura' no início do Brasileirão pode ser indício de uma boa colocação na competição.
"Muitas equipes conseguem desenvolver bem do meio para frente da competição, mas muitas vezes o objetivo não é alcançado porque o começo não foi bom. Pontos foram desperdiçados no início e eles têm o mesmo peso dos pontos na reta final da temporada. O nosso pensamento, portanto, tem que ser o de voltar de São Paulo com uma vitória, pois isso nos dará tranquilidade já para a partida seguinte, contra o Corinthians, dentro de nossa casa. Um resultado acaba puxando o outro, seja ele positivo ou negativo. É melhor começar bem do que ter que correr mais depois", afirmou Víctor Simões.
O técnico Ney Franco também vem trabalhando com seus jogadores no sentido de mostrar o que pode representar uma estreia vitoriosa no Campeonato Brasileiro. Principalmente porque o treinador é conhecido por traçar metas de pontuação por série de rodadas.
"Normalmente, no Campeonato Brasileiro, por se tratar de uma competição muito longa e desgastante, nós temos que traçar pequenas várias metas, tipo de cinco em cinco rodadas. Isso leva em consideração vitórias dentro de casa e o que você pode conseguir na condição de visitante. Sabemos que o Santo André é um time que vem crescendo muito no cenário nacional, ganhou Copa do Brasil há pouco tempo, conseguiu disputar a elite do futebol nacional e fez um bom Campeonato Paulista (ficou na sexta colocação). Apesar disso tudo, sei que meu grupo tem condições de vencer", apontou Ney Franco.
O time para este compromisso não foi definido ainda por Ney Franco. Mas é certo que o Glorioso vem modificado para o confronto. O meia Maicosuel, com estiramento muscular na coxa direita, e o atacante Reinaldo, se recuperando de edema no tornozelo direito, estão vetados pelo departamento médico.
Com isso Túlio Souza está mantido no meio-de-campo, enquanto Jean Carioca ganha a oportunidade de formar dupla de ataque com Víctor Simões. Outras duas mudanças serão realizados por questão técnicas.
O zagueiro Emerson e o meia Léo Silva foram barrados, sendo substituídos por Wellington e Eduardo, respectivamente. Desta maneira, um esboço de time para entrar em campo neste domingo é o seguinte: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Wellington; Alessandro, Fahel, Eduardo, Túlio Souza e Thiaguinho; Jean Carioca e Victor Simões.
Neste sábado pela manhã, o elenco vai realizar um trabalho recreativo, ainda no Rio de Janeiro, e depois a delegação embarca para São Paulo.