César Cielo comemorou em dobro nesta sexta-feira, pela disputa do Troféu Maria Lenk. Além de bater o recorde sul-americano dos 50m borboleta, com uma marca de 23s42, ele conseguiu garantir vaga para o Mundial dos Esportes Aquáticos, que será realizado na capital italiana de Roma, no mês de julho.
Entretanto, ele prioriza as disputas de nado livre e os revezamentos, podendo deixar esta vaga para Kaio Márcio. Isso porque o paraibano fez um tempo de 23s44 na prova, apenas um segundo atrás de Nicholas Santos, que obteve o segundo lugar.
"Esta competição está sendo uma completa surpresa. A prova de hoje mostrou um nível muito bom da natação brasileira e me motiva a continuar treinando para baixar ainda mais este tempo. Minha prioridade são os revezamentos, os 50m e 100m livre. Vamos ver o que acontece com o time do 4x100m e aí deixo os 50m borboleta", explicou Cielo, que é campeão olímpico nos 50 m livre, sua especialidade.
Atualmente, o Brasil já possui tempo para nadar o revezamento 4x100m livre masculino no Mundial (3m16s69), mas os nomes dos nadadores que participarão da etapa só serão definidos neste final de semana.
Outro grande resultado do dia ficou por conta de Gabriella Silva, que igualou sua marca sul-americana das eliminatórias, com 26s18 nos 50m borboleta, e garantiu sua classificação para o campeonato mundial de julho.
"Meu treino é muito focado no Mundial e pensando em medalha. Quero mostrar para as meninas que não é impossível. Acho que nos 50m borboleta tenho que nadar por volta dos 25s05 e nos 100m em 57s00", afirmou a atleta.
Além dela, Daynara de Paula também se garantiu no Mundial, com um tempo de 26s42 nos 50m borboleta, atrás apenas de Gabriella Silva.
A equipe do revezamento 4x200m que irá à Roma também foi definida nesta sexta-feira. Thiago Pereira, que fez 1min49s45 junto com os companheiros do Minas, se junta a Nicolas Oliveira, Rodrigo Castro e Lucas Salatta, que também estão garantidos no campeonato mundial.
Nos 200m costas feminino, a grande vencedora foi Fernanda Alvarenga, que levou o primeiro lugar com uma marca de 2min13s26, mas, mesmo assim, ela não conseguiu atingir o índice para o Mundial (2min11s20). Entre os homens, Fernando Santos ganhou o ouro desta prova, com 1min59s98 marcados, ficando muito próximo de conseguir uma vaga para a competição internacional (1min59s52).