Começam neste sábado (9/5) os treinos da equipe de basquete sub-17 feminino do Distrito Federal. Na quinta-feira (7/5), a Federação de Basquete do Distrito Federal reuniu as meninas para elas se conhecerem e para acertar as datas de treinamento.
Vinte e cinco meninas vão integrar a equipe que vai representar o Distrito Federal no 33º Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino, que será disputado em Goiânia, no mês de julho.
Andreza Almeida, integrante da comissão técnica da seleção do DF, explica o processo de seleção das atletas: "Os treinadores das escolas do DF mandam uma lista de indicações para o técnico da seleção, Gustavo Chagas. Ele realiza treinos e, aos poucos, vai escolhendo as melhores".
A seleção do DF disputa o Nacional pelo grupo 3, do qual também fazem parte as equipes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Rondônia. As seleções disputam entre si, e a primeira colocada faz as finais contra as melhores dos grupos 1, 2 e 4.
Entrosamento
Depois de vencer os Jogos Escolares do Distrito Federal-2009, a equipe de basquete do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) ganhou outro motivo para se animar. Oito atletas da instituição foram convocadas para integrar a seleção feminina do Distrito Federal.
As alunas convocadas estudam no CECB e cursam o Ensino Médio. Raquel Melo, 14 anos, vai estrear na seleção. "Fiquei surpresa com a convocação, esperava ser chamada para uma
categoria inferior", conta Raquel, que treina três vezes por semana, durante duas horas.
Para a estudante, a dedicação ao basquete não atrapalha os estudos. Pelo contrário. "Na verdade, os treinos servem para quebrar um pouco o ritmo do estudo, até porque estudar três horas seguidas é puxado", diz Raquel, que pretende cursar Engenharia.
O coordenador de Educação Física e Esportes da Católica, Eduardo Sena, segue o mesmo discurso. "Nossas atletas têm conseguido conciliar os estudos com o basquete com índices
muito bons. O esporte é um meio de educação, e não um fim", afirma.
Em sua quarta convocação, Stephanie Kelmyane, 17, deve disputar seu último Brasileiro pela seleção sub-17, por ter atingido a idade máxima. Mas a "despedida" não a desanima. "Já
esperava a convocação, mas estou muito nervosa para esse campeonato", confessa.
As atletas ainda não sabem quando vão viajar, mas a ansiedade é grande. "Ainda mais com o entrosamento que temos. São oito atletas que treinam juntas. Também conhecemos bem as outras meninas das outras escolas que estão na seleção", anima-se Stephanie, que, caso não siga carreira no basquete, pretende cursar Agronomia.
Confira a lista das atletas convocadas:
# Amanda Charbel - Vizinhança
# Isadora Mesquita - Marista
# Thaísa de Oliveira Melo - Católica
# Melissa Moura da Silva - Lance Livre
# Claudia da Silva Ferreira - Lance Livre
# Jessica Jansen - Católica
# Sarah S Antonio dos Reis - Vizinhança/Guiness
# Nahima Cirqueira da Silva - Marista
# Jessica Santos - Gama
# Mariah Costa dos Santos - Marista
# Karine Gomes - Marista
# Adriana Sabóia - Católica
# Fernanda Faria - Vizinhança
# Ana Borges Costa - Marista
# Stephanie Rodrigues - Católica
# Raquel Lima de Melo - Católica
# Larissa Coelho - Católica
# Aline Ester M de Oliveira - Lance Livre/Guiness
# Karoline Alves de Oliveira - Guiness/Católica
# Maria Clara de Moraes - Lance Livre
# Letícia Couto - Marista
# Stephanie Freitas - Católica
# Barbara Rodrigues - Gama
# Bianca de Sousa Baião - Gama
# Rarisse de Oliveira - Marista