O primeiro jogo entre Denver Nuggets e Dallas Mavericks serviu para Nenê Hilário enfim desencantar na atual edição dos playoffs da NBA, mas o show do brasileiro não parou por aí. Autor de 24 pontos no último domingo, o brasileiro elevou ainda mais o nível ao marcar 25 nesta terça-feira, quando uma vitória por 117 x 105 aproximou o time do Colorado de uma inédita final da Conferência Oeste.
Se vinha discreto na primeira rodada dos playoffs, na qual colecionou médias de nove pontos e 7,8 rebotes por partida, Nenê vem brilhando nas quartas de final. Assim, já quebrou por duas vezes o seu recorde de tentos na fase decisiva da liga, sendo que nesta terça ainda pegou oito rebotes para ficar perto de um double-double.
Responsável ainda por anular o pivô dos Mavs, Erick Dampier, que acabou atuando por apenas 19 minutos em virtude do número de faltas, o representante da seleção canarinha recebeu novamente os elogios do técnico George Karl: "Eles estão tendo trabalho para descobrir como marcar Nenê, que tem ido à linha de lance livre mais do que o normal. Ele tem um truque para sempre encontrar um espaço para fazer cestas fáceis".
Observando os números, as declarações de Karl procedem, visto que o brasileiro teve 13 arremessos livres à disposição e poderia ter sido o cestinha dos Nuggets caso tivesse convertido mais que nove, como acabou fazendo. Ao final, o pivô teve de dividir esse posto com o ala Carmelo Anthony, que também anotou 25 pontos, mas foi mais decisivo, com 15 deles vindo no último quarto - foi nesse período, aliás, que os mandantes asseguraram a vitória, construindo o placar de 31 x 22.
Um dos melhores homens em quadra, Dirk Nowitzki fez sua parte na busca pela reação dos Mavs, com 35 pontos e nove rebotes. Entretanto, a bela atuação do alemão não foi suficiente para os visitantes, que viram Jason Kidd mais uma vez ser discreto: quatro pontos e sete assistências.
Abaixo por 2 x 0 na semifinal do Oeste, o Dallas tem a chance de diminuir a desvantagem no próximo sábado, quando a série finalmente parte para o Texas. "Foi uma dura derrota, mas temos tempo para calá-la", decretou Nowitzki, ainda otimista na análise da equipe que eliminara o San Antonio Spurs na rodada anterior.
Confira os resultados dos playoffs da NBA nesta terça-feira:
Denver Nuggets 117 x 105 Dallas Mavericks (2 x 0 na série)
Cleveland Cavaliers 99 x 72 Atlanta Hawks (1 x 0)