Nem mesmo o título carioca e os apelos dos companheiros e torcedores do Flamengo fizeram Fábio Luciano mudar de ideia sobre se aposentar dos gramados. Nesta segunda-feira, o agora ex-zagueiro confirmou sua decisão de deixar o futebol.
O jogador de 34 anos havia cogitado a possibilidade de se aposentar no final do ano passado, mas mudou de ideia na ocasião. Contudo, no último mês de abril, o capitão flamenguista anunciou que encerraria a carreira de 13 anos após o término do Campeonato Carioca.
Expulso nos minutos finais da partida do último domingo, Fábio Luciano viu o Flamengo derrotar o Botafogo nos pênaltis e conquistar o título carioca. Ao término da partida, torcedores e jogadores do Rubrio-Negro pediram para o zagueiro não encerrasse a carreira, mas o capitão afirmou que já havia tomado uma decisão, anunciada nesta segunda-feira.
Revelado pela Ponte Preta em 1996, Fábio Luciano se destacou na boa campanha da Macaca no Campeonato Brasileiro de 1999, conseguindo uma transferência para o Corinthians, onde conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000.
Em 2001, o zagueiro foi emprestado ao Inter, mas voltou ao Corinthians para ser campeão da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo de 2002. Ainda no Alvinegro, conquistou o campeão paulista de 2003, ano em que também disputou a Copa das Confederações pela seleção brasileira.
Fábio Luciano ainda teve passagens por Fenerbahce, da Turquia, e Colônia, da Alemanha, até chegar ao Flamengo em 2007, ajudando o time a deixar a zona de rebaixamento e se classificar para a Libertadores. Com isso, criou grande identificação com a torcida rubro-negra e, como capitão do time, foi campeão carioca de 2008 e 2009.