Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil, e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, participarão de apresentações à Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que visita o Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (30/4), seis temas do dossiê de candidatura para os Jogos de 2016 formam a pauta do segundo dia de trabalho dos 13 membros do grupo.
Na sessão que abre as ativiadades, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, estão entre os oradores que mostrarão o que foi programado para a realização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Logo depois, Dilma Rousseff e Henrique Meirelles falam à comissão a respeito do cenário político brasileiro.
A apresentação de aspectos legais conta com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça Federal, Luiz Sveiter. Régis Fischtner, secretário Chefe da Casa Civil do Governo Estadual, também participa neste quesito. O Embaixador Oto Agripino Maia está entre os apresentadores das questões de formalidades e vistos de imigração.
Seguindo as orientações do COI, o Comitê Rio 2016 elaborou dois orçamentos: um referente ao Comitê Organizador dos Jogos e outro, não. Para explicar detalhes do processo, a Ministra Dilma Rousseff faz mais uma apresentação à comissão. Encerrando as atividades do dia, Leonardo Gryner, Diretor de Marketing e Comunicação do Comitê Rio 2016, mostra propostas para lotar as arenas e divulgar os ideais olímpicos.
O Secretário Geral Carlos Roberto Osório é o moderador de todas as sessões de perguntas que acontecem após as apresentações de cada tema. "Esta visita do COI é uma grande oportunidade de mostrarmos aspectos que só o Rio de Janeiro tem a oferecer para o movimento olímpico. Nossos oradores estão bem preparados e seguros de que apresentarão propostas fortes e bem estruturadas", discursou.
Nesta quinta-feira, serão discutidos os seguintes temas no Hotel Copacabana Palace: Jogos Paraolímpicos, cenário político, aspectos legais, formalidades e vistos de imigração, finanças e marketing. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, está confiante em relação às apresentações que foram preparadas.
"Chegamos a esta semana decisiva com apresentações de alto nível. Mostraremos que o Rio de Janeiro e o Brasil estão politicamente estruturados para receber os Jogos Olímpicos e apresentaremos propostas diferenciadas de marketing. Nosso orçamento é realista e completo. Além disso, tivemos muito cuidado no planejamento dos Jogos Paraolímpicos", disse Nuzman.