Maior representante brasileiro em Libertadores ao lado do São Paulo, com 14 participações, o Palmeiras corre o risco de cair na atual edição do torneio ainda na primeira fase. Para fugir do fracasso, precisa de uma vitória diante do Colo Colo, do Chile, nesta quarta-feira, em Santiago.
A última vez em que o Verdão amargou a eliminação na primeira fase da Libertadores foi na temporada 1979. Desde então, acumula sete classificações para a etapa de mata-mata.
Para o técnico Wanderley Luxemburgo, a ordem é minimizar o risco de queda precoce. "Tenho uma cabeça tranquila em respeito à análise do nosso trabalho. Dependemos apenas das nossas forças contra o Colo Colo", destacou o treinador, em entrevista à Rádio Globo.
Já o goleiro Marcos acredita que o Palmeiras demorou a acordar na Libertadores-2009. O time de Palestra Itália perdeu as duas partidas iniciais do grupo 1, para LDU, em Quito, e o próprio Colo Colo, em casa. A partir daí, passou a jogar o torneio pressionado.
"A Libertadores é disputada de forma diferente. Nos torneios no Brasil, você consegue ser campeão com técnica e qualidade. Libertadores é força de vontade, pegada, marcação. Demoramos a aprender isso. Se cada um fizer sua parte, temos condições de vencer", disse Marcos.
Na "decisão" contra o Colo-Colo, o Palmeiras promete manter os nervos no lugar para evitar o desespero. "É um jogo que não se vence de qualquer maneira, vamos encontrar muitas dificuldades. É jogar bola, esquecer catimba, jogo violento. Temos que entrar em campo para fazer o que mais sabemos", encerrou o volante Pierre.
Participações anteriores do Palmeiras na Libertadores:
1961 - vice-campeão
1968 - vice-campeão
1971 - eliminado nas oitavas de final
1973 - eliminado na primeira fase
1974 - eliminado na primeira fase
1979 - eliminado na primeira fase
1994 - eliminado nas oitavas de final
1995 - eliminado nas quartas de final
1999 - campeão
2000 - vice-campeão
2001 - eliminado na semifinal
2005 - eliminado nas oitavas de final
2006 - eliminado nas oitavas de final.