O departamento médico do São Paulo adotou mais uma medida para reduzir o desgaste físico dos atletas. O fisiologista do clube, Turíbio Leite de Barros, explicou que o Tricolor está recorrendo a uma fita de sais minerais para suprir os nutrientes perdidos pelos atletas durante os jogos.
"Um jogador de futebol chega a perder de três a quatro quilos em uma partida, sendo que mais de 90% desse peso corresponde a líquido perdido com a sudorese. Uma perda dessas acarreta uma enorme perda de sódio e potássio, que não são repostos pela ingestão de água", afirmou o profissional, ao site oficial do clube.
É comum no futebol a ingestão de laranja e banana (além de isotônicos) até durante o intervalo para que os atletas reponham a perda de sódio e potássio, respectivamente. Porém, Turíbio explica que a fita é mais eficiente na reposição dos nutrientes.
"Quando o líquido ingerido tem a mesma composição para todos os atletas, fica impossível adequar às necessidades individuais. Além disso, a absorção de sódio e potássio pelo organismo só ocorre no intestino, sendo necessário um bom intervalo de tempo para o líquido chegar ao estômago, sair dele e só então ser absorvido no intestino. A fita traz como vantagem ser absorvida imediatamente na mucosa bucal", acrescentou.
A fita é como uma pastilha, e cada atleta recebe uma dose específica de acordo com sua necessidade. Com a inovação, o departamento médico do Tricolor espera que diminua os casos de fadiga e cãibras.
Os jogadores, porém, ainda não estão familiarizados com o novo produto, mas elogiam a iniciativa do clube. "O Carlinhos Neves (preparador físico) dá isso para nós e eu sabia que serve para recuperação, mas não sabia o que era", sorriu o volante Jean.
Miranda também se esquivou para falar sobre os benefícios da fita. "Sei que é mais para ajudar na recuperação, mas não sei falar tecnicamente sobre isso. Hoje em dia, com a tecnologia, o futebol vai se modernizando", concluiu.