Se Mario Theissen sempre ressalta que a BMW vem subindo um degrau por temporada desde que estreou na Fórmula 1, em 2006, o objetivo traçado para este ano já está muito difícil de ser alcançado. Para tentar uma reação, a equipe prepara sensíveis mudanças no carro para o Grande Prêmio da Espanha, em 10 de maio.
Em crise, a BMW somou apenas quatro pontos nas quatro corridas de 2009 e é a sexta colocada do Mundial de Construtores. Assim, vê-se muito longe de cumprir a meta a que se propôs ainda no ano passado - disputar o título da categoria - e precisa de uma recuperação rápida.
Em todo caso, segundo o chefe esportivo da marca alemã, uma vez que o novo pacote aerodinâmico estiver introduzido no carro, a partir da etapa de Barcelona, um grande passo à frente será realizado.
"(Nossos problemas) vêm em parte porque não conseguimos explorar o potencial no qualifying e em parte devido à evolução dos outros times", afirmou Theissen. "Antes do início do campeonato decidimos colocar um pacote maior de desenvolvimento para Barcelona, e só posso esperar que isso valha a pena".
Além de confiar na capacidade das atualizações preparadas, o diretor da BMW ainda acredita que o atual equilíbrio da Fórmula 1 jogue a favor de seu time, pois ainda há terreno para uma eventual reação.
"Hoje parece que estamos atrás, mas se o pacote for bom, a situação pode mudar dentro de duas semanas. O que temos visto é surpreendente, com as novas regras todo o pelotão está próximo. Na quarta prova (no Bahrein), vimos que o suposto terceiro time dominou completamente o grid, o que não é usual", disse ele, em referência ao brilho da Toyota no treino classificatório do último sábado.