Após passar 18 temporadas na NBA, o veterano Dikembe Mutombo encerrou a carreira na madrugada desta quarta-feira. O pivô de 42 anos resolveu encerrar sua trajetória dentro das quadras após sofrer uma lesão no joelho durante o segundo jogo dos playoffs entre o Houston e os Blazers, em Portland.
No último lance de sua carreira, Mutombo disputou uma bola na defesa com o jovem pivô Greg Oden dentro do garrafão após um arremesso desperdiçado pelo espanhol Rudy Fernández e torceu o joelho esquerdo. Com fortes dores, ele deixou a quadra de maca e com lágrimas nos olhos.
Os primeiros exames realizados em Portland detectaram uma forte torção, o que impediria o jogador de voltar ainda nesta temporada. Após o final da partida, vencida pelos Rockets, Mutombo precisou se esforçar para conter o choro ao conversar com a imprensa.
"Para mim, o basquete profissional já faz parte do passado", afirmou o jogador. No primeiro confronto da eliminatória, vencido pelos Blazers, Mutombo esteve em quadra durante 18 minutos e apanhou nove rebotes. Ainda em quadra, ele percebeu a gravidade da lesão.
"Chorei quando estava caído no chão, mas quando cheguei ao vestiário decidi ser positivo e agradecer a Deus pelos maravilhosos 18 anos da minha vida que tive como jogador de basquete", disse Mutombo, selecionado oito vezes para o All-Star Game, premiado quatro vezes como melhor jogador defensivo do ano e responsável por 3.289 tocos, segundo melhor marca da história no quesito.