O tradicional Brasília comemora hoje com um jantar em badalada churrascaria no Setor de Clubes Sul a volta à final candanga depois de 12 anos, mas um dos titulares enfrenta um drama pessoal antes do duelo de ida contra o Brasiliense, no sábado, no Cave. O veterano meia Evandro Chaveirinho, ex-Gama, Goiás e Flamengo, foi liberado dos treinos do colorado para acompanhar o enterro da mãe, ontem, no Rio, e só se reapresenta amanhã.
O experiente camisa 10 virou dúvida para a primeira partida da decisão. ;Tem que ver a parte emocional;, lembra o técnico Marquinhos Carioca. O meia Mário Zan é o reserva imediato. Os dois desfalques certos, ambos por suspensão, são o zagueiro Adriano e o lateral-direito Thompson. Thiago Eciene e Amaral são os mais cotados.
A diretoria decidiu manter Marquinhos Carioca nas finais. O técnico anunciou na segunda-feira que vai deixar o cargo depois da decisão candanga por causa do desgaste com a cúpula colorada. Na decisão, o Jacaré leva a vantagem do empate e de fazer o segundo jogo em casa graças a melhor campanha na primeira fase.
Com um mês de salários atrasados ; o pagamento de fevereiro foi regularizado entre sexta-feira e segunda ;, o Brasília comemora a vaga na final hoje à noite. O jantar vai ser bancado por um candidato a investidor, com nome mantido em sigilo. Um dos planos a curto prazo é uma preparação nesta semana e na próxima em um hotel-fazenda a 30km de Brasília.
O colorado vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e pode garantir vaga na Copa do Brasil de 2010 ; o campeão candango tem passaporte carimbado, enquanto o vice depende de confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no final do ano. ;É o embrião, o primeiro passo ainda. Eles têm ambição de chegar na Libertadores;, revela o vice-presidente José Roberto Buani. A vaga na final vai render R$ 20 mil divididos entre os jogadores. O prêmio pelo fim dos 21 anos sem título ainda não foi acertado.
No Brasiliense, o lateral-esquerdo Edinho está recuperado de contusão na coxa esquerda e deve voltar na vaga de Eduardo. Já o volante Coquinho vai fazer um exame da coxa e provavelmente segue de fora. O meia Rodriguinho cumpriu suspensão, mas o técnico Roberval Davino não assegura o retorno no lugar do lateral-direito Júlio César, improvisado na cabeça de área. O recém-chegado treinador comandou ontem um curioso treino, com 13 jogadores na linha.
FINAL
Sábado (25/4)
16h Brasília x Brasiliense
Cave (Guará)
Sábado (2/5)
16h Brasiliense x Brasília
Serejão (Taguatinga)
Colaborou Renato Freire.