O dinamismo do futebol fez com que os jogadores do Inter não tivessem tempo para comemorarem o título Gaúcho, conquistado no último domingo. Na segunda-feira, a vitória por 8 x 1 sobre o Caxias já tinha virado passado, dando lugar a um novo objetivo: o Guarani, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Beira-Rio.
Os colorados esperam que o time deslanche na competição nacional, assim como ocorreu no Gauchão. Na teoria o time de Tite não deveria realizar a partida de volta, mas um descuido nos minutos finais do jogo no Brinco de Ouro fez o Bugre marcar um gol, garantindo o duelo em Porto Alegre. A missão da equipe paulista não é nada fácil. Após ser derrotado em casa por 2 x 1, o Guarani precisa vencer por dois gols de diferença ou por um a partir do 3 x 2 para conseguir avançar à terceira fase do torneio.
Se no Regional o Inter é imbatível, o nível das atuações esteve abaixo do esperado nas três primeiras partidas na Copa do Brasil. Na primeira fase, derrota para o União Rondonópolis no Mato Grosso. Depois em casa, vitória sofrida por 2 x 0. São dificuldades que os jogadores colorados não querem enfrentar novamente.
"A gente fica feliz pelo Gauchão, mas temos que nos concentrar. Tivemos experiências ruins nos últimos anos. É um perigo se não entrarmos concentrados e respeitando o Guarani. É um jogo que pede atenção", alerta o goleiro Lauro.
A campanha da Copa do Brasil do ano passado também não quer ser repetida no Beira-Rio. Depois de conquistar o Estadual sobre o Juventude, também, com uma goleada por 8 x 1, o Inter acabou eliminado da competição nacional pelo Sport, na Ilha do Retiro. Na época, o elenco colorado estava desfalcado, pois muitos atletas contraíram hepatite. Mesmo assim, o sentimento foi de frustração.
Desta vez a história, ao menos, começa com um enredo diferente. Tite possui todo o seu time titular à disposição e a escalação já é conhecida.
"Agora temos outra decisão. Temos que seguir caminhando. O futebol é assim. Temos que estar 100% preparados. Não importa o adversário, temos que trabalhar para seguir na Copa do Brasil", comentou o capitão Guiñazu, que até gol marcou na goleada do último fim de semana.
Se o Inter navega em águas tranqüilas, o Bugre está perdido no meio do mato. O elenco passa por uma reformulação após o rebaixamento no Campeonato Paulista e, nos últimos dias, diversos jogadores foram contratados. Entre eles, o meia Adriano Gabiru, autor do gol do Inter na conquista do Mundial Interclubes, em 2006. Entretanto, não houve tempo hábil para a inscrição dos reforços na CBF e nenhum deles estará em campo.
Os problemas do técnico Vadão vão mais longe. Além de não poder contar com os reforços, o treinador vê o departamento médico do clube lotado. Ao todo são dez atletas com problemas físicos. Entre os jogadores que ficarão fora por lesão está o centroavante Fernando Gaúcho, que seria titular diante do Inter. Na sua vaga entre Romário, autor do gol bugrino no primeiro confronto.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GUARANI
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (Brasília)
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e José Carlos Dias Passos (ambos do PR)
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
GUARANI: Douglas; Maurício, Rafael Fefo e Guilherme Mattis (Chiquinho); Maranhão, Glauber, Claudiney Rincón, Danilo Rios e Andrezinho; Dairo e Romário
Técnico: Osvaldo Alvarez