Em mais um dia inspirado do atacante Rafael Moura, o Atlético-PR venceu o clássico deste sábado diante do Paraná Clube por 3 a 0, na Arena da Baixada, e eliminou o rival de qualquer chance de título do Campeonato Paranaense 2009. O Rubro-negro, por sua vez, permanece na liderança do octogonal decisivo, faltando apenas duas rodadas para o final.
O Furacão abriu o placar logo aos dois minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Rafael Moura - que também sofreu a falta na área. Aos 37 minutos, novamente o artilheiro atleticano brilhou após cruzamento de Julio César. Na segunda etapa, o Tricolor pressionou em busca do empate, mas não conseguiu balançar as redes. Em compensação, aos 39 minutos, Wallyson, em bela jogada, deu números finais ao marcador.
Na próxima rodada, o Atlético-PR terá mais uma clássico pela frente - desta vez diante do Coritiba, no que está sendo chamada de final da competição, na Arena da Baixada. Já o Paraná Clube, matematicamente sem chances, apenas cumpre tabela contra o Iraty, na Vila Capanema.
O jogo
A partida começou com o Furacão em um ritmo alucinante e, logo no primeiro minutos, Rafael Moura foi derrubado na área por Leandro e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, o He-man não desperdiçou e balançou as redes. O Tricolor tentou responder aos cinco minutos, com cruzamento de Lenílson que Chico apareceu para salvar. Aos oito minutos, Lenílson girou o corpo e chutou para grande defesa de Gallato.
Depois do gol atleticano, quem cresceu na partida foi o time paranista, que dominava a posse de bola levava mais perigo. Aos nove minutos, após escanteio, Leandro desviou e a bola bateu pelo lado externo da rede. Rafael Moura tentou responder aos 16 minutos, em jogada individual, mas foi travado. Aos 21 minutos, o He-man desviou um chute perdido na área e Rodolfo se esticou todo para defender.
A partida ficou equilibrada, com muita luta no meio-de-campo e boas descidas de ambos os ataques. Aos 29 minutos, Bruninho recebeu na área e bateu no canto, mas Gallato se recuperou e foi buscar. Aos 35, Netinho cobrou falta na entrada da área, mas carimbou a barreira. Mas, aos 37, Rafael Moura aproveitou cruzamento de Julio César e desviou para o fundo do gol. Aos 41, Peterson tentou encobrir Gallato, que tocou pela linha de fundo.
Na segunda etapa, o Tricolor tocava a bola, tentando encontrar um espaço na defesa do time da casa. Aos quatro minutos, Wando recebeu em velocidade, mas o árbitro marcou impedimento. Aos sete, Gallato soltou a bola na área após cruzamento de Wando, Peterson tentou desviar, mas o goleiro se recuperou. O técnico Geninho colocou em campo o garoto Raul, a pedidos da torcida.
O Atlético-PR tentou se recuperar após a pressão sofrida nos primeiros minutos. Aos 13, bom lançamento para Fransérgio, mas a zaga paranista se recuperou e dominou o lance. A resposta veio aos 17 minutos, com uma cobrança certeira de falta de Araújo que Gallato defendeu. Aos 21, Lenílson recebeu na área com liberdade e desviou para fora, com muito perigo.
O tempo era implacável com o Paraná, que não conseguia marcar o primeiro gol para partir em busca do empate. Aos 27 minutos, Araújo cobrou falta na área, mas ninguém completou. Aos 36, Wando partiu em jogada individual, mas na hora da conclusão da jogada, se atrapalhou. Três minudos depois, Wallyson deixou a zaga para trás e mandou na saída de Rodolfo para as redes. Aos 41, Wando tentou surpreender o goleiro e Jairo salvou em cima da linha.