O instável tenista que bateu Juan Ignacio Chela apareceu no primeiro set, e o velho 'Rei do Saibro', no segundo. Desse modo se deu a segunda exibição de Rafael Nadal no Masters 1000 de Montecarlo, na qual, após um início lento, o espanhol embalou e arrasou Nicolás Lapentti, chegando às quartas-de-final com o marcador de 6/3 e 6/0.
Um pouco errático na parcial de abertura, Nadal chegou a abrir uma quebra no 2/1, porém permitiu a reação imediata de Lapentti, assim como já havia ocorrido diante de Chela. De qualquer forma, o favorito soube se aproveitar do frágil serviço do equatoriano, que venceu apenas 15% dos pontos em que usou o segundo saque, para conseguir nova vantagem e desta vez confirmá-la.
Na segunda etapa, o melhor tênis do número um do mundo apareceu em quadra, enquanto o número de erros do equatoriano - foram 30 no total - aumentou. Assim, o que se viu foi um passeio do atleta de Maiorca, que aproveitou mais três break points e ainda se salvou de duas ameaças para aplicar um 'pneu'.
Agora dono de 24 vitórias seguidas no saibro de Mônaco, onde é o atual tetracampeão, Nadal ainda aproveita a vitória em sets diretos para descansar rumo às quartas-de-final, que serão jogadas ainda na tarde desta sexta por causa da chuva que prejudicou a rodada anterior. O tenista que tentará surpreendê-lo sai do confronto entre o croata Ivan Ljubicic e o italiano Simone Bolelli.