Depois de construir boa vantagem com os 2 x 0 em casa na partida de ida, o Shakhtar Donetsk confirmou sua vaga nas semifinais da Copa dos Campeões ao bater o Olympique de Marseille por 2 x 1, nesta quinta-feira, no Estádio Vélodrome.
Os donos da casa começaram pressionando, mas Fernandinho, ex-Atlético-PR, abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo e jogou um balde de água fria nas pretensões dos franceses.
Precisando de quatro gols para avançar, os anfitriões não chegaram nem perto de construir este resultado. Pelo contrário. Sequer evitaram mais uma derrota. Ainda na etapa inicial, aos 43, Ben Arfa deixou tudo igual, mas, aos 48 do segundo tempo, Luiz Adriano, ex-Inter, fez o segundo do Shakhtar.
Com este resultado, o Shakhtar terá pela frente um duelo ucraniano, inédito nas semifinais da Copa da Uefa. O adversário será o Dínamo de Kiev, que eliminou o Paris Saint-Germain mais cedo e se tornou o primeiro time do país a alcançar esta fase do torneio continental.
"A Ucrânia é um país novo, independente há menos de 20 anos, mas ser o primeiro de todo um país a conquistar algo deste tamanho é muito gratificante", afirmou o ex-corintiano Betão, que já esperava, porém, que o rival local também avançasse às semifinais.
"Contra o Shakhtar é um clássico truncado, de duas equipes que se conhecem e se respeitam demais e, particularmente, eu acho este um tipo de jogo mais difícil (do que seria ante o Marseille)", concluiu.
Os dois rivais ucranianos abrem o confronto que vale vaga na decisão da Uefa no próximo dia 30 de abril e definem o classificado uma semana depois. A outra semi tem um choque de alemães, entre Werder Bremen e Hamburgo.