Andreas Seppi até teve boas chances de vencer seu primeiro set na carreira contra Roger Federer, mas desperdiçou a oportunidade e deixou o suíço seguir tranquilo para ganhar a primeira partida como homem casado. Após pedir um convite para o Masters 1000 de Montecarlo, o número dois do mundo estreou com triunfo sem grandes sustos, definido por duplo 6/4.
Provavelmente em função do casamento com Mirka Wawrinek, ocorrido no último sábado na Basiléia, Federer havia desistido de jogar em Monte Carlo neste ano, mas acabou mudando de idéia e recebendo um wild card em cima da hora. Pressionado para defender muitos pontos na temporada de saibro, o helvético começou bem a tarefa de pelo menos se manter na segunda posição da lista de entradas.
Contra Seppi, que conheceu sua quinta derrota em cinco jogos com o rival, o favorito teve alguns problemas no início do primeiro set, tendo de salvar dois break points antes de empatar o marcador por 2/2. Daí em diante, o ex-líder do ranking não teve muito trabalho, contando com erros do italiano em momentos decisivos para garantir as duas quebras de saque que foram suficientes.
Mesmo com o fraco aproveitamento de 50% de primeiro saque, ele só teve grandes dificuldades para confirmar seu serviço naquele fatídico terceiro game da parcial de abertura. Além disso, ainda salvou uma chance de quebra quando tentava fechar a partida antes de garantir o resultado em 1h23.
Confronto suíço: Vitorioso na volta ao saibro com 21 bolas vencedoras e 25 erros não-forçados, Roger Federer enfrentará um velho conhecido nas oitavas-de-final em Mônaco. Trata-se do também suíço Stanislas Wawrinka, companheiro do tenista de 27 anos na conquista do ouro olímpico de duplas nas Olimpíadas de Pequim.
Apesar de favorito ante Martín Vassalo Arguello, Wawrinka esteve muito perto da derrota nesta quarta-feira antes de aplicar 2/6, 7/5 e 6/2. Surpreendente, o argentino chegou a sacar para fechar o jogo no segundo set, mas permitiu a virada do cabeça 13.
Os companheiros de Davis já estiveram frente a frente por duas vezes no circuito profissional, sempre com vitória do tenista mais famoso. Federer, entretanto, colecionou os dois resultados positivos em quadras duras: 6/1 e 6/4 no Torneio de Roterdã, em 2005, e 7/6 (7-3) e 6/3 no de Dubai, há três anos.