A vitória da semana passada em Recife fez o Palmeiras renascer, mas a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores da América ainda segue longe. Por isso, a equipe da capital paulista necessita de um novo êxito sobre o Sport, nesta quarta-feira, às 19h45 (de Brasília), no Palestra Itália, para colocar pressão em seus rivais e assumir o segundo lugar do grupo 1.
"O elenco está fechado, focado para buscar um bom resultado. A motivação que o professor (Wanderley Luxemburgo) nos passa é o fator principal nestes jogos decisivos", ressalta o zagueiro Maurício Ramos, que aguarda porém um confronto complicado, apesar da superioridade imposta pelo Palmeiras na Ilha do Retiro. "Temos que respeitar o Sport, um time qualificado", completa.
Além do placar positivo na capital pernambucana, o Palmeiras comemorou outro resultado na semana passada: o empate entre LDU e Colo Colo, em Quito, deu ainda mais confiança ao campeão paulista, que viu a classificação da chave ficar embolada. "Resultados assim evitam que as equipes possam caminhar na competição", destaca o técnico Wanderley Luxemburgo.
Como aconteceu na semana passada, é esperado um clima cordial entre as diretorias. Satisfeita com o bom tratamento na Ilha do Retiro, a direção do Palmeiras promete um camarote especial à cúpula do Sport.
Em contrapartida, o Palmeiras quer mostrar que manda no Parque Antártica em jogos da Libertadores. Na última vez em que atuou em casa pela competição sul-americana, o campeão paulista caiu inexplicavelmente contra o Colo Colo. "Perdemos por causa da ansiedade. Agora vai ser diferente", avisa Maurício Ramos.
Já na segunda semana de abril, a principal preocupação do Palmeiras é quanto ao desgaste pela sequência de decisões. "O cansaço existe, mas é um mês que traz jogos que todos queriam disputar. A gente procurou se preparar para este momento", ressalta o meio-campista Cleiton Xavier.
Repetindo a estratégia de outras ocasiões, o Palmeiras voltou a realizar treinos fechados na Academia de Futebol, até para ensaiar novas jogadas de bola parada. Sobre a escalação, o Verdão utilizou nas apresentações anteriores o esquema 4-4-2, com a presença do experiente Edmilson na função de volante.
Contudo, o técnico Wanderley Luxemburgo ganhou um problema no departamento médico. O atacante Willians voltou a sentir dores no púbis e acabou vetado. Na derrota contra o Santos, Ortigoza foi utilizado. Outra opção é o veloz Lenny.
Força ofensiva: No Sport, a ordem é esque0cer a derrota da semana passada e recuperar os pontos na capital paulista. Confiante, o técnico Nelsinho Baptista promete um time ousado contra o Palmeiras.
"O Palmeiras não vai ficar tão atrás como no primeiro jogo e assim vamos poder sair para jogar. Nós não vamos mudar nosso jeito de jogar, continuamos com um contra-ataque perigoso", analisa o treinador.
O principal desfalque do Sport segue no meio-campo: o volante Hamilton continua em recuperação de um estiramento na virilha esquerda. Andrade, Daniel Paulista e Sandro Goiano brigam por duas vagas no setor. No ataque, Nelsinho também pode aprontar com as entradas de Wilson e até Luciano Henrique.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SPORT
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 15 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 19h45 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silveira (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Walter Rial (ambos uruguaios)
PALMEIRAS: Marcos; Fabinho Capixaba, Maurício, Danilo e Armero; Edmilson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Ortigoza) e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo
SPORT: Magrão, Igor, César Lucena e Durval; Moacir, Daniel Paulista, Andrade (Sandro Goiano), Paulo Baier e Dutra; Wilson e Luciano Henrique
Técnico: Nelsinho Baptista