O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta ao presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, para pedir que a entidade volte a realizar uma Copa do Mundo em território norte-americano. Sede da competição em 1994, os EUA estão na eleição para receber o evento em 2018 ou 2022.
"Quando era pequeno, joguei futebol nas ruas de Jacarta. Isso unia as crianças da minha vizinhança. Hoje, vejo o mesmo espírito nos jogos da minha filha, em Chicago", disse Obama, na carta enviada à Fifa, mostrando seu apoio à candidatura norte-americana para a eleição que acontecerá em dezembro de 2010.
"O futebol é um esporte verdadeiramente mundial, e a Copa do Mundo promove a união dos povos", avaliou Obama. "Essa candidatura é muito mais do que receber um jogo. É os Estados Unidos convidando o mundo para celebrar por todo nosso grande país os ideais comuns de sonhos e esperanças.
Essa é a segunda vez que Obama, empossado presidente dos Estados Unidos em janeiro passado, se manifesta publicamente em favor de uma candidatura norte-americana para sediar um grande evento esportivo. No começo do mês, ele declarou seu apoio à realização da Olimpíada de 2016 em Chicago.
Para receber novamente a Copa do Mundo, os Estados Unidos têm como adversários Inglaterra, Austrália, Indonésia, Japão, México Rússia e as candidaturas conjuntas de Espanha/Portugal e Bélgica/Holanda - todas válidas para 2018 e 2022. Enquanto isso, Catar e Coreia do Sul estão na briga apenas para 2022.