O técnico Ney Franco quer quebrar um tabu incômodo que vem acompanhando o Botafogo nos últimos anos. A Estrela Solitária perdeu a final do Campeonato Carioca em 2007 e 2008 para o Flamengo, sendo que no ano passado criou-se a polêmica do "chororô" (em virtude da comemoração e declaração do atacante Souza, hoje no Corinthians, e da postura de jogadores e dirigentes Alvinegros após a derrota).
Para reverter esta sina e não "dar" o tricampeonato para o Mengo, o Fogão vem embalado com uma goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, no Maracanã. Assim, Ney Franco espera que a equipe mostre a mesma vontade que apresentou contra o Cruzmaltino na partida diante o Fla.
Um triunfo do treinador mineiro é a renovação do elenco botafoguense com relação aos últimos anos. O técnico perdeu quase toda a equipe que vinha jogando (cuja base foi montada por Cuca, antecessor de Ney Franco). Dentre os jogadores titulares, o capitão Juninho, o lateral-direito Alessandro, o volante Leandro Guerreiro são os remanescentes dos últimos clássicos realizados na final do Campeonato Carioca. O goleiro Renan e o volante Túlio Souza também estavam no grupo mas não participaram ativamente das finais.