O início da temporada de saibro caiu como uma luva para Jelena Jankovic. Com o título do Torneio de Marbella, a sérvia minimizou a má temporada que vinha realizando. Neste domingo (12/04), a tenista teve muito trabalho para garantir uma nova vitória, mas soube controlar a esperança da torcida, Carla Suárez Navarro, batida por 6/3, 3/6 e 6/3. O resultado recolocou a favorita na terceira posição do ranking feminino.
Rumo a sua décima taça na carreira, a primeira desde outubro do ano passado, Jankovic perdeu seu segundo set no evento diante da talentosa espanhola, número 34 do mundo. Mesmo assim, conseguiu sobressair nos momentos decisivos da terceira parcial, que foi recheada de quebras de saque: cinco no total.
Com a conquista, a atleta que iniciou o ano como número um e agora é a quatro conseguiu sair do mau momento. Nos cinco torneios disputados anteriormente nesta temporada, ele só havia chegado à semifinal em um, no de Paris, e havia caído na estreia em suas últimas duas participações, em Indian Wells e Miami.
Ultrapassada por Elena Dementieva na lista divulgada pela WTA na última segunda-feira, a tenista de Belgrado ainda somou 280 pontos que servirão para fazê-la retomar o terceiro posto. Na atualização do ranking, apenas nove tentos separarão a sérvia e a russa.