Demorou, mas pela primeira vez desde outubro de 2003 Juan Carlos Ferrero pôde levantar um troféu em nível ATP. Encerrando o longo jejm, o espanhol coroou sua boa campanha no Torneio de Casablanca com uma vitória em sets diretos sobre o francês Florent Serra, parciais de 6/4 e 7/5, e se recuperou de vez no ranking de entradas, voltando a fazer parte do top 80.
Em surpreendente decadência nos últimos anos, motivada em parte por problemas físicos, Ferrero não conquistava um título desde a temporada em que se consagrou ao vencer Roland Garros e atingir a condição de melhor tenista do planeta. Nos últimos cinco anos e meio, ele havia chegado a oito finais, porém em todas falhara, saindo com o vice- campeonato.
Em fase ruim também em 2009, ano no qual não conseguiu disputar os Masters Series de Miami e Indian Wells em virtude do ranqueamento baixo (é apenas o 115º colocado da lista de entradas), o espanhol surpreendeu na ótima semana em Casablanca. Neste domingo (12/04), ele eliminou um cabeça-de-chave no Marrocos pela quarta vez em sua trajetória, visto que já havia passado por Igor Andreev, Cristophe Rochus e Victor Hanescu.
Contra Serra, número 47 do mundo, Ferrero triunfou em partida marcada pelo alto número de quebras de serviço - no saibro africano, os sacadores perderam seus games em nada menos que dez oportunidades. Saindo de uma desvantagem de 1/3 no segundo set, o espanhol eliminou o algoz do brasileiro Thomaz Bellucci e enfim garantiu sua 11ª conquista na carreira.
Animado para disputar o ATP '500' de Barcelona daqui a oito dias, o 'Mosquito' ainda saiu recompensado no ranking. Com os 250 pontos ganhos em Casablanca, ele retornará com tranquilidade ao top 100, devendo parar no 72º posto a partir da próxima segunda-feira.