;É um começo de ano muito tumultuado;, definiu Amir Nasr, chefe da única equipe de Brasília na Copa Nextel Stock Car. Após uma turbulência de informações sobre as mudanças na categoria em 2009, nem todas as novidades anunciadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) foram colocadas em prática na abertura da competição, em Interlagos, em 29 de março. Em uma prova na qual os novos carros se mostraram extremamente frágeis ; sobraram capôs voando por todos os cantos ;, o pit stop exclusivo para a troca de pneus ficou de fora.
A parada obrigatória, no entanto, vai estrear hoje, na segunda etapa da Stock Car, em Curitiba, às 11h. Cláudio Capparelli, que corre pela Amir Nasr Racing, acredita que a troca de pneus vai dar uma emoção a mais na etapa paranaense: ;É uma responsabilidade que colocamos nas costas da equipe. Aquela que for mais eficiente liberará o piloto antes para a pista. Meu time é fantástico. Acho que vamos nos sair bem;. A prova será transmitida ao vivo pelo site globoesporte.com. As voltas finais serão exibidas pela TV Globo.
Capparelli largou em Interlagos na sexta colocação. O piloto carioca estava confiante em um bom resultado, mas teve de abandonar a prova ; a suspensão traseira do carro foi destruída em uma batida com Luciano Burti. Não ter completado a corrida, todavia, não tirou o entusiasmo do piloto. Ao contrário, deixou-o ;com gosto de quero mais;. ;Não fiquei satisfeito com a estreia. Não tenha dúvida de que a vontade de chegar na frente é bem maior agora;, disse.
A preocupação de Amir Nasr ainda é a durabilidade dos bólidos. Para ele, os 13 dias que separaram a primeira da segunda corrida não foram suficientes para finalizar o trabalho nos carros. Ele arrisca dizer que a etapa de hoje vai ser marcada ainda por muitos problemas e desistências. ;Com a experiência em São Paulo, conseguimos desenvolver uma linha de raciocínio para tentar coisas diferentes. Contudo, os veículos ainda têm partes sensíveis;, destacou. ;O eixo cardã, por exemplo, preocupa muito e vai aterrorizar muitas equipes.;
Em Interlagos, após largar na segunda posição, Thiago Camilo abandonou a prova em razão de uma quebra no eixo cardã do carro.
Experientes
Apesar de continuar enfrentando desafios, Amir Nasr conta com a experiência de seus pilotos. ;É mais difícil levar esse carro ao limite. Pilotos com mais formação têm vantagens competitivas. A escolha de Pizzonia (Antônio Pizzonia, que já correu na Fórmula 1) foi feita pensando nisso;, disse. ;Ele pode trazer melhores resultados e Capparelli vai continuar surpreendendo muita gente.;
Para Amir Nasr, ter uma equipe experiente conta muito. ;Quem está por dentro do automobilismo atual e já trabalhou em construção de protótipos também sai na frente. Equipes que têm esse perfil começaram o ano melhor. É o nosso caso.;
Com tantos problemas em seu Peugeot 307 nos treinos que antecederam a etapa de Interlagos ; foram duas trocas de motores e um problema nos freios, solucionado somente na noite da véspera da prova ;, Antônio Pizzonia não esperava chegar ao pódio. ;O terceiro lugar foi muito importante. Espero manter o embalo da primeira etapa e pontuar o máximo para me garantir no playoff (fase decisiva da competição);, disse.
Para a segunda prova do ano, os carros passaram por algumas modificações. A principal, no sistema de escapamento. O novo equipamento será similar ao do ano passado, com saída pelas duas laterais. A medida deve amenizar o aquecimento no cockpit, motivo de reclamação entre os pilotos em Interlagos. Os capôs também receberam novas presilhas, para evitar que se desprendam com tanta facilidade, como se viu em São Paulo. ;Por que os capôs só voaram na corrida e não nos treinos? Na verdade, só teve problemas quem ficou dando empurrões e ;totós; nos adversários;, opinou Amir Nasr.
Curitiba também recebe hoje a primeira competição de 2009 da Pick Up Racing e a segunda prova da Stock Júnior, divisão de acesso à categoria principal. Renato Gomes e Renato Ferreira são os representantes de Brasília na corrida de picapes.