Uma semana depois de terem se enfrentado em uma partida de pouco valor para os destinos do campeonato, Flamengo e Fluminense voltam a se defrontar neste domingo, às 16h, no Maracanã, em busca de uma vaga na decisão da Taça Rio. Além da tradição que envolve o famoso clássico, os dois times também disputam a hegemonia do futebol carioca.
Ambos os clubes têm 30 títulos estaduais, cada, e só um terá chance de chegar à final do campeonato e superar o adversário no ranking regional. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis.
Além da motivação natural que envolve a partida, o Flamengo ainda ganhou um "incentivo" adicional para o clássico, as declarações do presidente do Fluminense, Roberto Horcades, considerou o rubro-negro como um "freguês" em decisões e disse que sempre o Fla treme diante do Tricolor carioca.
Durante a semana, o técnico Cuca aproveitou o pouco tempo disponível já que o time jogou no meio da semana pela Copa do Brasil, para lembrar aos jogadores das palavras do dirigente tricolor, com a intenção de aumentar a motivação do grupo.
Em relação ao time, Cuca vai promover a volta dos titulares que não atuaram diante do Remo. No gol, volta o goleiro Diego, que ficou muito aborrecido com a decisão da comissão técnica de escalar Bruno contra o Remo, mesmo sabendo que o titular estava suspenso e não enfrentaria o Fluminense.
Além de Diego, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim e Fábio Luciano, que não viajaram para Belém, também voltarão ao time. A única dúvida é no ataque, já que o treinador ainda não decidiu se promove a volta de Zé Roberto ao lado de Josiel no ataque ou se efetiva Emerson, que marcou dois gols em dois jogos. A definição só vai acontecer minutos antes da partida.
No Fluminense, o técnico Carlos Alberto Parreira só tem uma dúvida para definir a equipe que disputará uma vaga na decisão na Taça Rio. Ele ainda não sabe se escalará Wellington Monteiro ou Marquinho como segundo volante. Durante os treinamentos da semana, Parreira testou e observou os dois jogadores mas prefere manter o mistério até o início do clássico.
Para o treinador tricolor, seus jogadores estão bastante motivados até porque, segundo ele, ninguém precisa ser motivado para um Fla-Flu. "Nesse momento o trabalho do técnico é facilitado porque todo jogador gosta de disputar o Fla-Flu e se tratando de decisão, a motivação é dobrada", disse o Parreira, que ainda lembrou que a partida da semana passada, que não valia nada em termos de classificação, foi muito disputada e levou mais de 30 mil pessoas ao estádio, o que mostra a importância do confronto.
FICHA TÉCNICA - FLAMENGO X FLUMINENSE
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de abril de 2009, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henriques
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues e Marco Aurélio dos Santos Pessanha
FLAMENGO: Diego, Éverton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan: Airton, Willians, Ibson e Leonardo Moura; Zé Roberto(Emerson) e Josiel.
Técnico: Cuca
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jailton, Wellington Monteiro(Marquinho), Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira