O saltador César Castro voltou a superar o índice de 395 pontos para o trampolim de 3m individual nos Grand Prixs da Federação Internacional de Natação (Fina) e venceu a disputa na modalidade neste sábado (11/04), no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, no parque aquático Júlio de Lamare.
César já havia carimbado o passaporte nas eliminatórias da prova, na última quinta-feira, com 425 pontos. Desta vez, ele venceu com 418,55. Além dele, apenas Hugo Parisi, companheiro de clube no Mackenzie, de Brasília, também tem índice conquistado nas eliminatórias da plataforma.
"Tenho pontuação melhor do que estas", afirmou o saltador. O recorde do atleta é de 492,70 pontos e veio com a prata no Pan-Americano de 2007. "Mas para início de temporada, está ótimo. Mudei de cidade e de treinador e assim como um piloto de Fórmula 1, tenho que me adaptar a nova escuderia, o que não é fácil", disse Castro.
O saltador se mudou de Brasília para o Rio de Janeiro nesta temporada. "Fico feliz de ter conseguido os pontos necessários tanto nas eliminatórias como na final e agora vou intensificar os treinos visando os Grand Prixs e buscar chegar no ápice no Mundial de Roma", finalizou.
Neste sábado, o pódio do trampolim de 3m masculino foi completado pelo paraense Rui Marinho, também do Mackenzie, com 349,05, e por Ubirajara Barbosa, o Bira, do Pinheiros, com 340,60.
Já na plataforma feminina, cujo índice era de 285 pontos, Milena Canto Sae, do Clube Semanal de Cultura Artística-SP, conquistou o ouro com 256,85 pontos. A prata ficou com Thaís Cavinato, do Pinheiros (242,10), e o bronze foi para Camilas Farias, do Fluminense (230,65).
Na plataforma sincronizada feminina, uma final equilibrada, com a dupla da Associação Brasiliense de Saltos Ornamentais (Abrasso) garantindo a vitória por menos de um ponto sobre as saltadoras do Fluminense. Larissa Fogaça e Ully Villaça totalizaram 228,33 contra 227,49 de Tammy Galera e Camila Farias. Em terceiro lugar, chegaram Luana Lira e Beatriz dos Santos, do Cief-PB. O índice desta prova para os Grand Prixs era de 275.
A competição prossegue neste domingo, a partir das 9h30, com as provas de plataforma masculina, trampolim de 3m feminino e plataforma sincronizada masculina. Faltando apenas esta etapa, o Fluminense manteve a liderança com 139 pontos, seguido por Pinheiros (128), Mackenzie-DF (86), Semanal-SP (77), Cief-PB (63), Abrasso-DF (57), Apoe-RJ (38) e Fluminense-B (20).