O Flamengo ganhou mais tempo para se dedicar exclusivamente ao Campeonato Carioca. Jogando nesta quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, o Rubro-negro carioca derrotou o Remo, do Pará, por 2 x 0 e garantiu a passagem para a terceira fase da Copa do Brasil sem a necessidade da partida de volta. Na próxima etapa da competição nacional, o Flamengo vai encarar o ganhador do confronto entre Paraná e Fortaleza.
Apesar de ter jogado com um time misto, o Flamengo mereceu amplamente a vitória. O time dirigido por Cuca não encontrou dificuldade em bater a limitada equipe paraense que mostrou muita vontade, mas pouca capacidade técnica e não soube aproveitar o mando de campo e o apoio da grande torcida que compareceu ao estádio.
No próximo domingo, já pelo Cariocão, o Flamengo vai enfrentar o Fluminense, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio.
O jogo
A partida começou com um grande susto para a torcida paraense. Kléberson cobrou falta e Sam cabeceou para trás e deu grande susto no goleiro Adriano, mas a bola foi para fora. Aos 3 minutos, foi a vez de Juan obrigar o goleiro do Remo a fazer boa defesa. O Remo respondeu aos 6 minutos, quando Helinho entrou pela esquerda, driblou Toró e rolou para Marcelo Maciel desviar, mas a bola saiu.
Os dois times jogavam de forma semelhante, utilizando muito os lados do campo. Porém, apesar da grande movimentação, os lances de área eram raros por causa do forte bloqueio no meio-campo.
Aos 27 minutos, o Flamengo teve a sua primeira grande oportunidade quando Emerson penetrou na área e chutou cruzado, acertando o travessão do Remo na melhor oportunidade da equipe carioca no primeiro tempo. Depois desse lance, os dois times passaram a trocar bolas na intermediária, sem qualquer objetividade, irritando a grande torcida presente ao Mangueirão que esperava uma partida mais emocionante.
O Flamengo voltou modificado para o segundo tempo. O meia chileno Gonzalo Fierro entrou no lugar de Erick Flores e o time subiu de produção. Logo aos 2 minutos, o zagueiro Welinton teve uma boa chance ao cabecear um cruzamento de Kléberson mas a bola foi para fora.
Aos 8 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. Emerson tocou de cabeça um cruzamento da direita, a bola bateu em Ibson e se ofereceu para Willians chutar no canto direito do arqueiro da equipe paraense.
O Remo sentiu o impacto e o Flamengo passou a criar chances para ampliar. Aos 12 minutos, o time carioca quase marca em chute cruzado de Juan. Logo depois o goleiro Adriano fez boa defesa em cabeçada de Welinton. Aos 14 minutos, o Remo quase empata em cobrança de falta de Marlon que obrigou o goleiro Bruno a uma defesa difícil.
Dois minutos depois, o Flamengo ampliou o placar. Fierro deu excelente passe para Emerson que entrou pela direita e tocou na saída do goleiro. Foi o segundo gol do atacante em seu segundo jogo com a camisa rubro-negra.
A desvantagem fez o Remo trocar dois jogadores e partir para o ataque para tentar reduzir a desvantagem e manter o jogo da volta, mas o Flamengo fez um bloqueio perfeito na entrada da área e não permitiu que o time da casa alcançasse o seu objetivo. Mesmo assim o Remo teve a chance de marcar aos 36 minutos em cabeçada de Bebeto que acertou o travessão da equipe carioca.
Nos minutos finais, o Flamengo apenas tocou a bola para fazer o tempo passar. O Fla ainda teve chance de fazer o terceiro em cabeçada de Lenon que o goleiro Adriano defendeu com segurança em chute de Juan que foi bloqueado em cima da linha, no último lance importante da partida.