Barcelona e Bayern de Munique se encontraram nesta quarta-feira, no Camp Nou, para o verdadeiro 'duelo de gigantes' entre os dois melhores ataques da Liga dos Campeões. Mas apenas os donos da casa mantiveram a esperada grandeza e, por isso, passearam em campo.
Abalado com a derrota por 5 x 1 para o Wolfsburg, no final de semana, e desfalcado do zagueiro Lúcio e de Miroslav Klose, seu principal artilheiro, o time alemão não se encontrou em campo e foi atropelado pelo Barça, que deu um enorme passo para chegar às semifinais: 4 x 0.
Envolvente e insinuante, o trio ofensivo catalão, formado por Samuel Eto'o, Lionel Messi e Thierry Henry não deu chances aos defensores rivais e definiu o placar de 4 x 0 já no primeiro tempo, com dois gols do argentino, um do camaronês e um do francês.
Na etapa final, o Barcelona diminuiu o ritmo, mas não foi ameaçado em nenhum momento pelo time alemão. Agora, para conseguir a classificação às semifinais, o Bayern terá de devolver a goleada ou vencer o rival por mais de quatro gols de vantagem, na próxima semana, em Munique.
O jogo
O Barcelona foi superior ao Bayern de Munique desde o apito inicial do inglês Howard Webb e só não abriu o marcador logo aos cinco minutos porque Demichelis, bem colocado e atento, tirou a bola em cima da linha do gol após ver Henry driblar o goleiro e chutar.
A sorte que acompanhou o goleiro Butt nesta jogada não salvou o Bayern de sofrer um verdadeiro 'atropelo' nos lances seguintes. Aos nove minutos, Iniesta tocou para Eto'o, que viu a chegada de Messi pela direita e só rolou. Com categoria, o argentino tocou de pé esquerdo, no canto oposto do goleiro: 1 x 0.
Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Messi retribuir o favor e, com um toque genial, por trás da zaga, deixar Eto'o em condições de passar pelo goleiro e rolar para o fundo das redes para ampliar o marcador.
Henry, aos 21, e Eto'o, aos 36, perderam ótimas chances para ampliar, mas Lionel Messi, para muitos o melhor jogador do mundo, mostrou que também sabe marcar gol 'feio' logo na sequência, ao completar, de carrinho, cruzamento de Henry e marcar o terceiro gol espanhol.
Depois de tanto servir, Henry finalmente foi servido. E fechou o primeiro tempo com chave de ouro. Messi iniciou a jogada e tocou para Daniel Alves, que serviu Eto'o de letra. O camaronês brigou com a defesa e encontrou Henry livre na esquerda. Com categoria, o carrasco brasileiro na Copa de 2006 bateu cruzado, sem chances para Butt: 4 x 0 e descida tranquila para os vestiários.
No segundo tempo, o cenário pouco se alterou. Sem forças para buscar a reação, o Bayern apenas assistiu ao Barcelona jogar. Mesmo diminuindo sensivelmente o ritmo alucinante da primeira etapa, o time catalão criou boas chances para ampliar o massacre, a primeira delas com Messi, que fez jogada individual e bateu forte, mas parou nas mãos de Butt e, na sequência, no travessão.
Com Keita no lugar de Henry, o Barcelona perdeu um pouco a qualidade nas investidas pela esquerda, mas seguiu dominando a partida. O placar, no entanto, ficou igual ao do primeiro tempo, suficiente para deixar o time catalão muito próximo das semifinais da Liga dos Campeões.