Presentes na fase áurea do vôlei masculino brasileiro sob o comando do técnico Bernardinho, o levantador Marcelinho, o oposto André Nascimento e o central André Heller não foram relacionados para o grupo do Brasil que irá disputar a Liga Mundial de 2009.
Nesta quarta-feira, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou em seu site oficial a pré-convocação das 16 seleções que disputarão a Liga Mundial. Nela não se encontram os nomes de Marcelinho, André Nascimento e André Heller, medalhistas de prata nos Jogos de Pequim-2008.
Entre estes três jogadores, destaque para Marcelinho, que assumiu a vaga de levantador titular da seleção brasileira após a polêmica entre Ricardinho e o técnico Bernardinho, pouco antes do início dos Jogos Pan-americanos de 2007.
Recentemente, Marcelinho, que defende o Tigre/Unisul/Joinville, foi afastado da equipe pelo técnico Giovanne Gávio e mostrou descontentamento com a situação.
Além de Marcelinho, André Heller e André Nascimento, o oposto Anderson e o meio-de-rede Gustavo, também presentes na última Olimpíada, não fazem parte da relação para a Liga Mundial, visto que já haviam anunciado suas aposentadorias da equipe verde e amarela.
Confira a lista de convocados do Brasil para a disputa da Liga Mundial 2009:
Thiago (Cimed/Florianópolis)
Serginho (Santander/São Bernardo)
Dante (Dinamo Moscow)
Alan (Dinamo Moska)
Giba (Iskra Odsintovo)
Lucas (Cimed/Florianópolis)
Marlon (Santander/São Bernardo)
Sidão (Modena)
Bruninho (Cimed/Florianópolis)
Tiago Barth (Vivo/Minas)
João Paulo Bravo (Piacenza)
Mario (Cimed/Florianópolis)
Rivaldo (Pineto)
Raphael (Vibo Valentia)
Rodrigão (Macerata)
Wanderson (Vivo/Minas)
Murilo (Pallavolo Modena)
Leandro Vissotto (Trentino)
Éder (Cimed/Florianópolis)
Leandro (Sada/Cruzeiro)
Samuel (Ulbra/Suzano)
João Paulo Tavares (Unisul/Joinville)