Quatro dias após ser derrotada pela bielo-russa Victoria Azarenka na final do Torneio de Miami, Serena Williams amargou mais uma decepção. Em sua estreia no Torneio de Marbella, a número um do mundo acabou eliminada pela tcheca Klara Zakopalova, apenas 95ª do ranking de entradas da WTA.
Serena, que cogitou a possibilidade de não disputar o Torneio de Marbella, acabou derrotada por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/1. Agora, a irmã mais nova da família Williams terá que se recuperar nos próximos torneios, visto que a russa Dinara Safina segue sua perseguição ao topo do ranking da WTA.
Já Zakopolova, que pela primeira vez conseguiu vencer Serena - havia sido derrotada nos dois confrontos anteriores -, enfrentará a também tcheca Renata Voracova na segunda rodada da competição espanhola.
Também pela primeira rodada do Torneio de Marbella, a estoniana Kaia Kanepi eliminou a espanhola Sílvia Soler Espinosa por sets seguidos (parciais de 6/4 e 6/2) e se credenciou para enfrentar a holandesa Arantxa Rus.
Já pela segunda rodada, a quarta favorita Anabel Medina Garrigues levou a melhor no duelo espanhol contra Virgina Ruano Pascual e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.
Outra que chegou às quartas-de-final foi a sétima favorita, a romena Sorana Cirstea, que eliminou a eslovena Andreja Klepac por 2 sets a 1, com parcias de 4/6, 6/1 e 6/1. Já a italiana Robert Vinci também segue na competição, pois despachou a tcheca Nicole Vaidisova com um duplo 6/3.