Com o objetivo de aumentar a ligação entre os atletas e a maior entidade do esporte brasileiro, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta terça-feira (07/04) a criação de um Comissão de Atletas. Nesta nova associação, a organização nomeou 19 grandes nomes para representar os esportistas internamente. Entre estes escolhidos estão os campeões olímpicos César Cielo, Marcelo Ferreira, Rogério Sampaio, Sandra Pires, Robert Scheidt e Giovane Gávio.
Como principal representante dos atletas, o COB elegeu Bernard Reizman, ex-atleta da Geração de Prata de 1984, quando o vôlei brasileiro conquistou o segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, à presidência da associação. Hortência, campeã mundial de 1994 e medalha de prata em 1996, será a vice-presidente da comissão.
Satisfeito com a criação desta nova organização, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, valorizou o início desta comissão. "Estamos atendendo a uma necessidade do esporte brasileiro com a criação desta Comissão, que nasce com total independência e autonomia. Procuramos, além de seguir as diretrizes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, escolher atletas com uma importância histórica para o esporte brasileiro uma vez que a contribuição que eles poderão dar será muito grande", declarou o dirigente.
Em relação aos objetivos traçados , a nova organização do esporte brasileiro segue o padrão internacional de comissões de atletas do COI. Na associação os esportistas terão a liberdade de compartilhar informações e ideias relacionadas às Olimpíadas e qualquer competição de alto nível, discutir uma melhora do desenvolvimento técnico dos atletas brasileiros, além de se reforçarem na briga pelos seus direitos. Outro papel fundamental da comissão está ligado ao lado social, que é a aproximação da educação com o esporte, investindo nos jovens.
"Nós atletas já somos figuras publicas. Agora, organizados como uma comissão, nossa responsabilidade será muito maior. Temos um compromisso assumido de trabalhar em prol do esporte brasileiro e do surgimento de novos talentos", afirmou o presidente da comissão, Bernard Reizman.
A duração do mandato dos atletas na comissão será de quatro anos, com a renovação no mês de janeiro posterior à próxima Olimpíada. Após este primeiro período, o Comitê Executivo do COB terá a liberdade de escolher apenas quatro representantes, os 15 restantes serão escolhidos pelos próprios esportistas.
Confira os 19 atletas escolhidos para representar a Comissão dos Atletas:
Bernard Reizman (presidente)
Hortência (vice-presidente e basquete)
Álvaro Afonso de Miranda Neto - Doda (hipismo)
César Cielo (natação) - ainda não confirmou participação
Daiane dos Santos (ginástica)
Giovane Gávio (vôlei)
Gustavo Borges (natação)
Gustavo Kuerten (tênis)
Hugo Hoyama (tênis de mesa)
Isabel Clark (snowboard)
Janeth Arcain (basquete)
Marcelo Ferreira (vela)
Marta (futebol) - ainda não confirmou participação
Natália Falavigna (taekwondo)
Robert Scheidt (vela)
Robson Caetano (atletismo)
Rogério Sampaio (judô)
Sandra Pires (vôlei de praia)
Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)