O Brasil confirmou neste final de semana três vagas para a disputa da marcha atlética no Mundial de Atletismo em Berlim. Tânia Spindler e Cisiane Lopes se destacaram na etapa de Portugal do Circuito da Federação Internacional (Iaaf) e garantiram vaga para a disputa feminina dos 20 km, enquanto José Alessandro Baggio carimbou o passaporte para correr entre os homens.
No feminino, as representantes nacionais cruzaram a linha de chegada na cidade lusitana de Rio Maior em 1h35min43, muito perto do índice da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Mundial (de 1h35min45). Tânia, que já tinha obtido em 2008 a marca A com 1h33min30, ratificou a classificação para o Mundial (atletas com o índice A no ano passado precisam confirmar nesta temporada com o tempo CBAt).
Na prova, Tânia terminou no nono lugar da classificação geral, exatamente à frente de Cisiane. Mais duas brasileiras obtiveram resultados de destaque: Alessandra Picgaevicz foi a 16ª com 1h38min12m, enquanto Érica Sena completou a participação das atletas verde-amarela em Rio Menor no 17º lugar, com o tempo total de 1h44min39.
Entre os homens, José Alessandro Baggio obteve o tempo de 1h23min24, apenas 1s a menos do que o índice CBAt masculino, e ficou com a oitava posição. Assim, ele confirmou a classificação do País para o Mundial na disputa masculina, uma vez que em 2008 tinha obtido a marca A, de 1h21min43, com a 17ª colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim.