A relação entre o meio-campista Guti e o técnico Juande Ramos está desgastada. Um dos jogadores que está no Real Madrid há mais tempo do atual elenco, o espanhol teria se recusado a entrar em campo na vitória merengue por 1 x 0 em cima do Málaga nesse final de semana pelo Campeonato Espanhol.
Insatisfeito por ser reserva no time de Juande Ramos, Guti, segundo o jornal El Mundo Deportivo, teria dito aos seus colegas durante a partida que se o técnico o quisesse colocar em campo ele não iria entrar.
Como de costume, na metade do segundo tempo, e com o Real já ganhando a partida, Juande tirou um atacante e colocou um meio-campista. Mas, diferentemente das outras rodadas, não foi Guti quem substituiu Huntelaar, mas sim Javi Garcia.
Rumores na imprensa espanhola dizem que o espanhol poderá procurar outro clube no meio do ano, quando termina a temporada europeia, caso sua situação no Santiago Bernabeu não mude. Guti perdeu espaço entre os titulares depois da demissão de Bernd Schuster e da chegada de Juande Ramos.