Nenhum ponto em duas provas disputadas. Este é o saldo da Ferrari na temporada 2009 da Fórmula 1, o pior início de campeonato do time desde 1992, quando a escuderia de Maranello ainda vivia sua "fase negra", que só acabaria com a chegada de Jean Todt, Ross Brawn Michael Schumacher ao time.
Pilotos da equipe na atualidade, Felipe Massa e Kimi Raikkonen lamentam e já se preocupam com a situação do time italiano. "Precisamos começar do zero. Temos que nos unir e entender ponto a ponto o que está dando errado. E então melhorar tudo", resumiu o brasileiro.
"Com certeza o carro não é forte o suficiente e estamos cometendo erros de estratégia, mas também não é o caso de dizer que éramos excelentes no passado e somos estúpidos agora", minimizou.
Raikkonen foi ainda mais prejudicado que o vice-campeão mundial neste domingo. Primeiro a colocar pneus para chuva forte neste domingo, quando as primeiras gotas ainda caíam em Sepang, ele teve sua prova destruída por andar na pista seca durante várias voltas. E, quando a chuva realmente começou a cair, teve que fazer novo pit stop porque os compostos estavam em condições deploráveis.
"Claramente não podemos estar felizes com o começo da nossa temporada: em Melbourne, eu cometi um erro e desta vez foi a equipe. O resultado é que ainda não somamos pontos", declarou o "Homem de Gelo", que enquanto os comissários decidiam se a disputa seguiria ou não foi para os boxes e tomou um sorvete.
Chefe da Ferrari, Stefano Domenicali admitiu que a fase não é boa. "Está claro que tomamos decisões erradas, especialmente quanto à primeira parada do Kimi. Temos que sair desta situação, sem pânico, com cada um assumindo as suas responsabilidades", afirmou.