Porto Alegre ; Poucas vezes um Gre-Nal de uma fase intermediária do Campeonato Gaúcho ganhou ares tão decisivos como o de hoje, às 16h, no Beira-Rio, pelas quartas de final do segundo turno. Embalados pela campanha do time ; com 15 vitórias e três empates ;, os torcedores do Internacional sonham com uma goleada para eliminar o rival e comemorar o centenário do clube, completado ontem.
Preocupados com a irregularidade da equipe, que não passou do quarto lugar na fase classificatória, e com o favoritismo do adversário, os torcedores do Grêmio desejam ver o tricolor dando a volta por cima e estragando a festa do maior adversário.
Nos vestiários do Internacional, a ordem é não deixar a euforia das arquibancadas contaminar a equipe. ;A torcida tem o direito de fazer festa, mas nós precisamos manter a seriedade e a concentração no jogo;, advertiu o zagueiro Ãndio. O técnico Tite não adiantou a escalação, mas só tem uma dúvida. Se o meia argentino D;Alessandro se recuperar de contusão, pode retomar a vaga que Andrezinho ocupou com desenvoltura nos últimos jogos.
O Grêmio imaginava escalar os reservas e preservar os titulares para enfrentar o Aurora, pela Taça Libertadores, na próxima terça-feira. Mas a derrota para o Caxias, na quinta, fez o clube cair da primeira para a quarta colocação do Grupo 2 e pegar o Internacional logo nas quartas de final.
O cruzamento inesperado fez o clube mudar de planos. O técnico Celso Roth vai escalar os titulares. Só o lateral-direito Ruy e o centroavante Alex Mineiro estão fora, por contusão. Makelele entra na defesa. Herrera, Reinaldo e Maxi Lopez disputam lugar no ataque.
O jogo vale vaga na semifinal do segundo turno. Se terminar empatado, a classificação será decidida nos pênaltis. Uma derrota pode estragar a festa de aniversário, mas não elimina o Internacional do campeonato. Como venceu o primeiro turno, o Colorado ficaria esperando o vencedor do segundo para decidir o tÃtulo. Se perder, o Grêmio despede-se da competição.
Colorado festeja, Souza desabafa
Não há como dissociar o Gre-Nal de hoje dos festejos do centenário. Dirigentes, comissão técnica e jogadores sabem que uma derrota no clássico abalaria o ânimo da torcida. Por isso, o grupo foi blindado dos efeitos das comemorações: a ordem é evitar desconcentração. Uma das medidas é separar publicamente a partida da data histórica. ;Temos a receita da vitória dos últimos jogos. Basta segui-la;, diz o assessor de futebol Giovanni Luigi.
No último treino antes do clássico, os jogadores passaram longe do Beira-Rio, tomado pelas comemorações. Até o comissão técnica foi isolada de qualquer celebração na véspera do Gre-Nal. Do time atual, apenas Clemer, que segue sem condições fÃsicas ideais, participaria do jantar. Luigi recusou o batismo ;Gre-Nal do centenário? Podem falar, mas para nós é o Gre-Nal das quartas de final da Taça Fábio Koff;, assegura.
O meia Souza, do Grêmio, se revoltou ontem. Ao meio-dia, após o treinamento fechado no estádio OlÃmpico, ele foi até a sala de conferências e, em entrevista, criticou a falta de planejamento da diretoria e da comissão técnica. ;Que planejamento é esse? Uma hora dizem uma coisa, outra dizem outra;, comentou, indignado. Tudo porque os titulares tricolores estavam sendo preservados para o jogo da próxima terça-feira, pela Libertadores, mas, como o Gre-Nal caiu nas quartas de final, a equipe principal vai jogar o clássico.
;Com essa programação toda mudada de última hora, a responsabilidade não é mais nossa. É claro que vamos entrar para ganhar, nem que seja na base da superação;, acrescentou o jogador. Souza declarou ainda que, ;como dizia minha avó, manda quem pode e obedece quem tem juÃzo. A gente só cumpre ordens;. Por fim, lembrou: ;Quando as coisas são mal planejadas, quem paga são os atletas. Já estamos com o Ruy e o Alex Mineiro machucados, o Fábio Santos sentindo dores, o Magrão passou por cirurgia, enfim...;, concluiu.
QUARTAS DE FINAL
Hoje
16h Santa Cruz x Juventude
17h Internacional x Grêmio
Amanhã
19h Ulbra x Inter-SM
21h10 Veranópolis x Caxias