O atacante alemão Lukas Podolski decidiu fazer uma doação de 5 mil euros (R$ 14,8 mil) a uma campanha de fair play promovida pela Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão). O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela entidade, dois depois de ele bater boca com o meia Michael Ballack, capitão da seleção durante a vitória por 2 x 0 sobre o País de Gales, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
"Foi um belo gesto depois de um comportamento inaceitável", afirmou o presidente da DFB, Theo Zwanziger. Na véspera, o diretor esportivo da entidade, Oliver Bierhoff, havia dito que não seria aplicada nenhuma punição ao atacante do Bayern de Munique, que irá para o Colônia no fim da temporada europeia.
Podolski reclamou de uma crítica de Ballack, que é o capitão da seleção, e quase acertou um tapa no rosto do companheiro. O técnico Joachim Loew minimizou o incidente e disse apenas que o atacante deveria aceitar as ordens do capitão. "Certamente eu exagerei no campo", admitiu Podolski, em entrevista publicada pelo jornal Bild.