Após a torcida argentina lamentar a goleada de 6 a 1 sofrida pela seleção de futebol para a Bolívia, o tenista Juan Martín Del Potro secou as lágrimas do povo e conquistou um grande resultado nesta quinta-feira. Com uma grande atuação, o número 7 do mundo derrotou pela primeira vez em cinco confrontos o melhor tenista do mundo, o espanhol Rafael Nadal, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 7/6(3). Além de quebrar uma invencibilidade de 10 vitórias de Nadal, Del Potro alcançou às semifinais do Masters de Miami.
Na próxima fase, o argentino terá pela frente o vencedor do duelo entre o escocês Andy Murray, número 4 do mundo, e o seu compatriota Fernando Versasco, companheiro na seleção espanhola da Copa Davis e nono tenista classificado na ATP.
Mesmo com um retrospecto totalmente desfavorável contra Rafael Nadal, Juan Martín Del Potro começou a partida muito solto dentro de quadra e apresentou muita consistência dentro de quadra. Em contrapartida, o número 1 do mundo estava irreconhecível dentro e cometeu 16 erros não-forçados.
Melhor em quadra, Del Potro teve a oportunidade de conquistar sua primeira quebra logo no sétimo game. Entretanto, Nadal segurou a pressão e confirmou seu serviço com muitas dificuldades. No game seguinte, foi a vez do espanhol chegar próximo da vantagem, mas o número 7 do mundo mostrou grande concentração e manteve o placar em igualdade.
Em contrapartida no nono game, Nadal abusou dos erros e deu ao adversário a chance de fechar o set com o seu saque. Bem no duelo, Del Potro confirmou seu serviço e fechou a primeira parcial por 6/4, em 49 minutos de duelo.
Nadal iniciou o segundo set de forma muito passiva e permitia ao argentino mostrar seu jogo e impor pressão dentro de quadra. Del Potro aprofundava o jogo e fazia o adversário correr. Logo no terceiro game, o número 1 do mundo cedeu uma quebra de saque ao rival e se afastava das semifinais em Miami.
Atrás no marcador e próximo da derrota, Nadal mudou sua atitude e retomou seu jogo de melhor tenista do mundo. Imediatamente no quarto game, o espanhol encurralou Del Potro no fundo de quadra e devolveu a quebra.
A grande pressão se repetiu no sexto game e, com muita facilidade Nadal chegou ao 0/40. Logo na segunda oportunidade, o europeu quebrou mais uma vez o saque de Del Potro e abriu vantagem para empatar a partida. No nono game, o número 1 do mundo forçou seu saque e, consequentemente, os erros do argentino, chegando à igualdade por 6/3.
Embalado pelo crescimento dentro de quadra, Rafael Nadal partiu para cima de Del Potro logo no primeiro game do primeiro set. No quarto erro de Del Potro, o espanhol confirmou a quebra e abriu vantagem na parcial. Quando a partida se encaminhava para uma fácil vitória de Nadal no terceiro set, Del Potro voltou ao jogo e colocou pressão no espanhol. No quinto game, o argentino repetiu sua boa atuação da primeira parcial e devolveu uma das quebras, diminuindo a vantagem.
Del Potro confirmou seu retorno em grande estilo no sexto game. Impondo pressão ao saque de Nadal, o argentino mostrou muita raça no quinto ponto disputado e, forçando o erro do espanhol, confirmou mais uma quebra de saque, empatando a partida por 3/3.
Com o saque em mãos, o argentino sofreu muito para conquistar o seu serviço e abrir 4 a 3 sobre o adversário. Entretanto, Nadal mostrou tranquilidade e empatou novamente o duelo.
Seguro dos seus golpes e movimentando Nadal pela quadra, o argentino não teve problemas para confirmar seu saque e se aproximar da vitória. Pressionado, o espanhol manteve o seu saque ao forçar o jogo em cima de Del Potro.
No game seguinte, Nadal cometeu muitos erros e, após devolução no meio da rede, Del Potro voltou à liderança por 6 a 5. Com a oportunidade de vencer a partida, o argentino partiu para cima do melhor tenista do mundo e pressionou Nadal. Após um erro de voleio do espanhol, o número 7 do mundo chegou ao match point.
Entretanto, Nadal forçou seu saque e, após erro de Del Potro decretou a igualdade no game. Mas, o melhor do mundo mostrou sua força e, após mais de 10 minutos de game, empatou o confronto e forçou o tie-break.
No desempate, o espanhol começou melhor e, de quebra, abriu uma mini-quebra. Contudo, os golpes de Nadal encurtaram e o argentino se recuperou dentro da parcial, conseguiu duas mini-quebras e virou para 4 a 3. Com o saque em mãos, Del Potro abriu 6 a 3 e chegou muito próximo da vitória.
Após três horas de jogo, o melhor tenista do mundo encurtou demais a bola, a jogou na rede e decretou uma vitória merecida de Del Potro, que chegou ao seu primeiro triunfo contra Nadal.