A União das Federações Esportivas da Catalunha (UFEC) se uniu à Associação Territorial de Barcelona (ATCEB) e à União dos Conselhos Esportivos da Catalunha (UCEC) para a criação de uma nova data esportiva no calendário europeu: o 'Dia do Esporte'. As autoridades espanholas pretendem enviar as propostas para o Parlamento Europeu nas próximas semanas e já até sugeriram uma data oficial para o evento: 14 de maio, dia em que, pela primeira vez na história, uma mulher participou de uma edição de Jogos Olímpicos, em Paris-1900.
A proposta do 'Dia do Esporte' é muito semelhante à da 'Festa do Esporte', que é sempre realizada na primeira semana de junho, na região espanhola da Catalunha. "O 'Dia do Esporte' é muito mais que oficializar uma data à nível de calendário europeu. Queremos uma relevância maior às práticas esportivas, muito presentes em nossa sociedade. Cada vez mais há cidadãos em todos os rincões da Catalunha que praticam esportes, sejam federados ou não", afirmou Josep Monràs, uma das autoridades por trás da propostas.
Ele também enumerou as outras vantagens que o evento trará. "No aspecto individual, há uma melhora na saúde dos praticantes. Já no âmbito econômico, o esporte representa cerca de 3% a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) de nosso país. A infraestrutura esportiva gera muitos postos de trabalho. Olhando de qualquer ângulo, o esporte tem uma influência fundamental em nossa sociedade e achamos que o 'Dia do Esporte' europeu trará todos esses benefícios", revelou Monràs.
Apesar de tudo, esta idéia não é exclusiva de países europeus. No estado de São Paulo, é realizada todos os anos a 'Virada Esportiva', um evento que visa a prática de esportes por todas as camadas da sociedade, tanto na capital paulista quanto nas cidades do interior.