Surpresa de Dunga na convocação para o amistoso contra a Itália, o volante Felipe Melo assumiu a camisa de titular e não largou mais a número cinco desde então. Contestado por parte da crônica esportiva, o jogador aproveitou o gol marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Peru, no Beira-Rio, para dar sua resposta.
"A crítica, quando é construtiva, a gente absorve, mas algumas pessoas falaram coisas desrespeitosas. Não preciso nem falar os nomes, pois eles sabem quem são. Não vejo problema, pois cheguei aqui com humildade e seguirei batalhando", prometeu o volante, que foi chamado de 'Songo-Mongo' por um jornalista esportivo.
Questionado se já se sente titular absoluto do meio-campo brasileiro após três partidas seguidas como dono da camisa cinco (Itália, Equador e Peru), o volante da Fiorentina pregou cautela e não se deixou levar pela empolgação do primeiro gol marcado pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010.
"O percurso é muito longo. Hoje subi mais uma escada, matei mais um leão, mas não posso sossegar. Tenho que seguir matando um leão por dia", finalizou o ex-jogador de Flamengo, Cruzeiro e Grêmio.
Sem comparações: Vestir a camisa cinco da seleção e lutar contra a crítica identifica também um ex-volante do time verde e amarelo, que hoje tem justamente a missão de comandar o futebol pentacampeão: Dunga.
Contestado por seu estilo 'brucutu', Dunga venceu obstáculos e, em 1994, alcançou o auge da carreira ao conquistar o tetracampeonato mundial como capitão da seleção na Copa disputada em território norte-americano.
Apesar das semelhanças na trajetória de ambos, Dunga preferiu não seguir a linha das comparações. Mas saiu em defesa do 'songo-mongo' e criticou as palavras pesadas de parte da crônica para com o volante.
"O Felipe não chegou ao tanto que eu sofri, pois está apenas na terceira partida e ainda irá sentir o gostinho das críticas. Mas acho que não deve ter sido simpático para a mãe do rapaz ouvir uma pessoa o chamando de Songo-Mongo. Algumas pessoas, apesar de estudadas, não são cultas e não têm educação", cutucou, para, na sequência, elogiar o futebol de seu 'herdeiro'.
"O Felipe Melo está se afirmando e se destacando. Ele está pegando experiência com o Gilberto Silva e tirando proveito disso", finalizou o comandante, que deverá chamar novamente o atleta da Fiorentina para os jogos contra Uruguai e Paraguai, em junho.