Preterido na disputa por uma das vagas da Brawn GP na Fórmula 1, Bruno Senna inicia sua temporada 2009 nesta sexta-feira. Ao lado do monegasco Stéphane Ortelli, o piloto brasileiro participará da sessão de treinos livres que abrirá a programação dos 1000 km da Catalunha, primeira etapa da Le Mans Series.
A dupla correrá com o Courage-Oreca LC70 da equipe francesa Oreca-Matmut. Com 215 voltas e duração estimada de seis horas, a prova será disputada domingo no autódromo de Barcelona.
Bruno, que seguiu para a Espanha nesta quinta, havia realizado em março duas sessões de testes no circuito de Paul Ricard com o protótipo equipado com motor Judd-AIM de 650 cavalos de potência. O carro pouco se assemelha ao da Fórmula GP2 com o qual alcançou o vice-campeonato em 2008.
"A não ser pelo câmbio seqüencial de seis marchas, eles têm quase nada em comum. As rodas do Courage são aro 18, o que já muda completamente a interface do carro com o chão", comparou, lembrando que a GP2, a exemplo da Fórmula 1, utiliza rodas de aro 13.
Ortelli, de 39 anos, é um nome com vasta experiência em corridas de longa duração. Protagonizou um dos acidentes mais espetaculares do ano passado, ao decolar a mais de 300 km por hora e capotar diversas vezes durante os 1000 km de Monza. Apesar das imagens impressionantes, o saldo foi apenas uma fratura de tornozelo, das qual já está completamente recuperado.
"Eu ainda preciso pegar a mão do carro. As reações dele são diferentes do GP2. Quando sai de traseira, por exemplo, é difícil deixar deslizar sem rodar, por mais devagar que se esteja. E também há o problema da forte turbulência no tráfego, já que estes carros não pegam vácuo", comentou Bruno.
Cinqüenta e dois carros de quatro categorias - LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2 - estão inscritos. A vitória no geral deverá ficar com um dos 12 esporte-protótipos da LMP1. Bruno está confiante num bom resultado, mas reconhece o favoritismo dos rivais do Audi R10 TDI. "Minha equipe garantiu que nosso carro será competitivo. Os turbodiesel, no entanto, serão adversários duríssimos", analisou. Além dos Audi, os Lola Aston Martin e os Pescarolo-Judd são as outras forças da LMP1.