O Atlético venceu o Uberaba por 1 x 0, fora de casa, e está muito perto de se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro. Como tem a vantagem da melhor campanha, o Galo pode até perder a segunda partida por um gol de diferença, que ainda assim passa de fase.
A partida de volta entre as duas equipes será somente na outra quarta-feira, dia 8 de abril, em Belo Horizonte. O jogo não pode ser no fim de semana porque haverá um festival de música no Mineirão.
O jogo
O técnico Emerson Leão escalou o Atlético de maneira bastante ofensiva. Renan e Carlos Alberto eram os volantes, sendo que o segundo jogou de maneira bem mais solta. Na frente, Éder Luís, Kléber e Diego Tardelli eram os atacantes. A armação ficaria a cargo de Renan Oliveira, que torceu o joelho direito e deu lugar a Lopes com menos de 20 minutos de jogo.
Do lado do Uberaba, a estratégia do técnico Pedrinho Rocha - filho do uruguaio Pedro Rocha, ex-atacante do São Paulo - era congestionar o meio-campo. Para isso, ele escalou o time no 4-5-1.
De certa forma, os dois treinadores começaram o jogo conseguindo o que queriam. Leão via o Galo buscar o ataque, enquanto o Uberaba conseguia neutralizar as jogadas do adversário.
Aos 15 minutos, o Atlético criou uma boa oportunidade de gol. Diego Tardelli recebeu na ponta direita, avançou, fez bonita jogada individual driblando o zagueiro e com um toque por cima, tirou a bola do alcance do goleiro. Ela estava indo em direção ao gol, mas o lateral Ivonaldo afastou o perigo.
Aos poucos, o time da casa foi crescendo na partida, até mesmo porque o rendimento atleticano piorou após a saída de Renan Oliveira. O Uberaba aumentou sua presença ofensiva e arriscava muito de fora da área, com pouca eficiência.
Aos 31 minutos, o Zebu quase tirou o primeiro zero do placar. Em vacilo da defesa atleticana, a bola sobrou para o atacante Danilo de frente para o gol, na entrada da área. Ele bateu rasteiro e Juninho fez boa defesa com o pé. Três minutos depois, o mesmo Danilo bateu bem da intermediária, no canto, e Juninho, mais uma vez, fez boa defesa.
Assustado, o Atlético melhorou na partida e passou a atacar mais. Contudo, não foi o suficiente para ameaçar o adversário com contundência e o primeiro tempo terminou equilibrado.
No segundo tempo, o jogo parecia que continuaria no mesmo ritmo, mas o Atlético conseguiu fazer um gol rapidamente. Aos seis minutos, Éder Luís recebeu pela direita e, da quina da área, bateu cruzado, com precisão, acertando o canto, sem chances para o goleiro Laílson. Nascido em Uberaba, o atacante nem comemorou.
O gol forçou o time da casa a se abrir mais. O técnico Pedrinho Rocha sacou o volante Maurício e pôs o atacante Thiago Emílio em campo, tentando o empate. Mesmo assim, a equipe mostrava dificuldades de criação e, àquela altura, o Atlético era melhor e controlava a partida.
Com o gramado muito pesado, devido à chuva que caiu durante todo o dia em Uberaba, os jogadores sentiram cansaço e, no final, o ritmo do jogo caiu. Melhor para os alvinegros, que, sem contratempos, seguraram a vantagem de 1 a 0 até o apito final.