Ronaldo foi um dos poucos titulares do Corinthians utilizados no treinamento da tarde desta sexta-feira e o penúltimo a deixar o campo do Parque Ecológico do Tietê, após cobrar pênaltis com o amigo André Santos. O atacante já acenava timidamente para torcedores, que o ovacionavam do alambrado, no momento em que o técnico Mano Menezes confirmava a sua presença na partida contra o Guarani, sábado, em Campinas.
"Ele vai jogar", disse prontamente o comandante do Corinthians. No dia anterior, o próprio Ronaldo afirmara que estava bastante cansado após marcar dois gols e atuar durante toda a partida contra a Ponte Preta. "Falei para ele que não havia cansaço", brincou Mano Menezes.
"Tenho um bom poder de convencimento, mas respeito muito a situação de cada um. É normal que jogador esteja desgastado depois de ficar 90 minutos em campo. Os outros, que não passaram um ano parados, também sentem o cansaço do campeonato. Mas o Ronaldo tem uma boa capacidade de recuperação. Alguns jogadores foram poupados do treino. Ele não. Não preciso falar mais nada", argumentou Mano Menezes.
Segundo o treinador, os desfalques de Dentinho e Jorge Henrique, machucados, e a possibilidade de confirmar classificação às semifinais do Campeonato Paulista neste final de semana não influenciaram a sua decisão. "O Ronaldo só vai jogar porque tem condições. Não iria colocá-lo em campo se não pensasse assim. Não submeteria o atleta a um risco", assegurou Mano Menezes.
Resta saber quem será o companheiro de ataque de Ronaldo em Campinas. Otacílio Neto, Souza e até Morais estão cotados para iniciar a partida contra o Guarani, e Mano Menezes não adiantou o titular. "Ainda não defini. Vamos ver quem se encaixa melhor com o Ronaldo", afirmou.