De acordo com o diário espanhol Sport, a partida entre a equipe de handebol do Barcelona e THW Kiel, vencida pelos alemães por 41 a 31, válida pelas semifinais da Copa dos Campeões de 2008, teria sido 'comprada' pelo time germânico.
Além da publicação espanhola, o jornal francês L'Équipe e a revista alemã Der Spiegel também escreveram sobre a possibilidade dos árbitros ucranianos Valentin Vakula e Alexander Ljudovik terem recebido 40 mil euros para 'ajudarem' o THW Kiel na partida. Segundo o Sport, os juízes teriam 'operado' o Barça principalmente no segundo tempo do duelo, quando não marcaram infrações favoráveis aos catalães, além de favorecer os alemães em inúmeros momentos.
Enric Masip, o secretário geral do departamento de handebol do Barcelona, lamentou o fato e relembrou momentos controversos da partida. "Me dava a sensação que havia alguma coisa diferente, mas, perdendo por dez gols, não podíamos fazer nada. Não foi uma jogada em si, mas uma série de lances. Mas o Barça já ganhou muitos títulos, sempre fazendo boas apresentações, e isto que me deixa orgulhoso", afirmou o dirigente.