A primeira partida completa disputada pesou para Ronaldo. Depois de disputar os 90 minutos do empate por 2 a 2 contra a Ponte Preta na quarta-feira, o camisa 9 não escondeu o cansaço pós-jogo e, mesmo depois de um treino de recuperação física nesta quinta, acenou com a possibilidade de não enfrentar o Guarani no próximo sábado, pela antepenúltima rodada do Campeonato Paulista.
A definição se Ronaldo vai ou não para Campinas encarar o Bugre só deverá sair na sexta-feira, depois de uma conversa do atacante com o técnico Mano Menezes. Como o Fenômeno se reapresentou no Parque São Jorge e o treinador foi para o Parque Ecológico do Tietê para comandar um treinamento dos reservas, os dois ainda não se encontraram.
"Vamos ver, ainda não conversamos. Mas foram dois jogos seguidos e hoje (quinta) estou bem cansado", admitiu Ronaldo, que no domingo enfrentara o Santos no Pacaembu. "Fiz um importante trabalho de recuperação agora, mas amanhã provavelmente vou estar mais cansado", adiantou.
Mas o camisa 9 não quer precipitação para entrar em campo. Mesmo colocando-se à disposição de Mano para jogar em Campinas, o jogador de 31 anos prefere se poupar para a próxima fase do Campeonato Paulista, caso o Corinthians se classifique para as semifinais.
"Se eu tiver que jogar, estarei lá pronto para qualquer situação. Mas acho que todo o processo tem sido feito de maneira cautelosa e temos que continuar assim, até porque a temos que visar aos jogos mais importantes, nas semifinais, e por aí em diante", alertou o Fenômeno, que voltou aos gramados no começo de março, após 13 meses recuperando-se de uma ruptura total do tendão patelar do joelho esquerdo.
Desta forma, a tendência é que Ronaldo não atue mesmo contra o Guarani. "A semana que antecedeu o jogo contra o Santos já foi dura, com treinos de segunda a sábado e três dias em que foram duas sessões. Depois, dois jogos num espaço de três dias já é pesado para um jogador que atua há muito tempo. Para mim, que estou voltando, então...", reforçou.
Ronaldo não será a única baixa de Mano para o jogo em Campinas. Além da provável folga ao Fenômeno, o meia Douglas e o atacante Dentinho sofreram contusões musculares no empate com a Macaca na noite desta quarta e apenas assistirão ao jogo da 17ª rodada do Paulistão.